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Beef Week . quarta-feira, 29 de novembro de 2017
Angus Beef Week mostra ao consumidor a qualidade da carne brasileira

Restaurantes da capital paulista desenvolveram pratos com cortes de animais Angus, que tiveram grande aceitação do público

 Pratos que foram desenvolvidos especialmente para a Angus Beef Week, que contou com a participação de 17 restaurantes e lojas de carne de São Paulo, tiveram tanta aceitação do público, que passaram a fazer parte do cardápio permanente dos estabelecimentos. Promovida pelo Terraviva Eventos e Associação Brasileira de Angus, a Angus Beef Week tem como objetivo aumentar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade e origem da carne brasileira. O evento teve a participação dos frigoríficos Frigol, Marfrig, Minerva e VPJ.


"Foi muito interessante a oportunidade de mostrar aos nossos clientes a origem e a qualidade da carne que oferecemos. O festival proporcionou e envolveu todos nessa ideia. Escolhemos o Bife Ancho Angus e desenvolvemos um prato que remete ao churrasco com uma farofa de cebola assada, batata frita e vinagrete. Foi um sucesso", avalia o Chef executivo do Badaró, Marcelo Favaro, que ofereceu em suas unidades do D&D Shopping e Shopping Morumbi o prato Bife Ancho acompanhado de farofa de cebola, fritas e vinagrete.

Participou também nessas duas unidades a rede Barbacoa com Bife de Chorizo acompanhado de buffet de saladas e creme de espinafre. “Pelo segundo ano consecutivo, o Barbacoa participou dessa iniciativa e tivemos uma excelente aceitação  dos nossos clientes. Achamos o evento interessante para movimentar o setor e também criar uma oportunidade do consumidor se conscientizar sobre a qualidade dos produtos que chegam à sua mesa”, afirma o chef churrasqueiro do Barbacoa, Jeferson Finger.

O restaurante D’Brescia, em Santo André, participou da Angus Beef Week com um rodízio com mais de 20 cortes de carne, Costela Prime Angus e Shoulder Steak Angus. “É um orgulho fazer parte da Angus Beef Week. Prezamos pela carne certificada e o Grande ABC merece isso”, ressalta Renata Godoy Mendes - Gerente de Comunicação e Marketing do Grupo Penta, do qual faz parte o D’Brescia.

"A Angus Beef Week nos deu a oportunidade de mostrar a qualidade e a evolução do gado brasileiro ao público e o trabalho da Associação Brasileira de Angus, que além de fantástico, tem ajudado muito nesse processo”, comemora Jorge Boratto Filho, sócio do Burger Lab, que desenvolveu para o evento o Sanduba de Flat Iron, com pão artesanal, Flat Iron Angus e Creme de Blue Cheese.

Participaram desta edição da Angus Beef Week algumas lojas de carne, que ofereceram kits promocionais especiais com cortes Angus. “Achamos a iniciativa muito boa com um resultado interessante de divulgação da marca e disseminação da cultura da linha de churrasco com qualidade versus quantidade (premium)”, conta o diretor da loja Na Grelha, Daniel Poit.

Segundo os organizadores, os objetivos da Angus Beef Week foram atingidos. “A Angus Beef Week de São Paulo foi uma ação fantástica que nos aproximou de nosso objetivo de estar mais perto dos consumidores, assim como as demais ações gastronômicas que realizamos durante o ano de 2017. Temos a certeza do sucesso da Angus Beef Week pelo retorno dos restaurantes participantes e do encantamento dos consumidores pelas manifestações nas mídias sociais. Com certeza é mais uma ação que fará parte de nosso calendário anual”, anuncia Fábio Medeiros, gerente do Programa Carne Angus Certificada.

Para a diretora do Terraviva Eventos, Carla Tuccilio, a realização da Beef Week no mesmo período em que o setor produtivo da carne bovina se reunia em São Paulo, no WTC Events Center, para discutir como melhorar a qualidade da carne oferecida ao consumidor mostra a importância da integração da cadeia produtiva. “Atender os anseios do consumidor por uma carne de qualidade, macia e saborosa é o que deve nortear todo o trabalho da cadeia produtiva. E a Beef Week é uma excelente oportunidade de mostrar à mesa todo o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido no campo e na indústria, ao mesmo tempo em que permite um diálogo maior do setor produtivo com o consumidor final”, destaca Carla.

Vencedor do concurso Angus Beef Week
O prato desenvolvido pelo restaurante argentino La Caballeriza para a Angus Beef Week foi o escolhido pelos clientes que participaram da ação como o ganhador da primeira edição do Concurso Angus Beef Week

O prato vencedor do concurso - Raquete Angus, arroz tropical e batata rústica - foi desenvolvido pela chef do restaurante La Caballeriza Brasil, Dulce Wellisch, que destacou a importância de ser reconhecida pelos clientes por meio do prêmio. “Esta iniciativa é muito interessante, pois oferece aos clientes a oportunidade de ter uma nova experiência gastronômica e ao restaurante, que pode desenvolver novos pratos”, destaca a chef. Segundo ela, a escolha dos ingredientes e do prato para a Angus Beef Week veio por meio da mescla de culturas do Brasil e da Argentina. “Mesmo com culturas diferentes, a paixão pelo churrasco e pela boa comida é a mesma. Reproduzimos no prato o que fazemos todos os dias em nosso restaurante, apresentamos as técnicas argentinas de se preparar um belo churrasco com o jeitinho brasileiro, representado por um belo arroz tropical acompanhado de batatas rústicas”, descreve.

Todos os restaurantes inscritos foram avaliados quanto aos seguintes critérios: apresentação do prato (receita inscrita) e combinação dos acompanhamentos; visual, aroma, maciez e sabor, ponto (correspondente ao solicitado) e suculência da carne, atendimento e ambiente do restaurante.

O Concurso Angus Beef Week foi realizado em parceria com o Blog da Carne.

Sobre a Beef Week
A Beef Week teve início em 2016, tendo sido realizada em Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e São Paulo (SP), na mesma época da InterCorte, evento itinerante que percorre alguns dos principais polos de produção pecuária do Brasil.

Em 2017, já foi realizada no mês de março em Mato Grosso, com a participação de restaurantes de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, em maio na cidade de Uberaba (MG) durante a Expozebu, e no mês de julho em Mato Grosso do Sul com a participação de 55 restaurantes das cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Bonito. Em São Paulo teve a participação de 17 restaurantes e casas de carne com cortes de animais Angus.

A InterCorte e a Beef Week fazem parte do “Integrar para Crescer”, plataforma de comunicação que envolve eventos e ações com o intuito de disseminar informação de qualidade, reverberando os temas e discussões relevantes ao setor em um programa semanal de mesmo nome, que vai ao ar aos domingos pelo Canal Terraviva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação. O Caminho do Boi, Dia do Produtor, manifesto #SomosdaCarne e Interconf fazem parte da plataforma. O movimento #SomosdaCarne, que nasceu para valorizar as iniciativas da cadeia produtiva e melhorar a visão que se tem a respeito tanto por quem produz como por quem consome.