Releases

FACTA . quarta-feira, 22 de maio de 2019
Conferência FACTA WPSA-Brasil marca os 30 anos da entidade e coloca a avicultura brasileira em evidência

Evento técnico é um dos mais importantes do setor e durante três dias debateu temas relevantes para toda a cadeia

 A Conferência FACTA WPSA-Brasil, realizada na última semana entre os dias 14 e 16 de maio, marcou os 30 anos da criação da Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA), cumprindo sua missão de fomentar a discussão de temas relevantes para o setor e de antecipar problemas que, eventualmente, se apresentem na cadeia de produção.

Com o tema “Frango: a responsabilidade de alimentar o mundo”, o evento reuniu profissionais e acadêmicos que acompanharam uma rica programação com assuntos pertinentes ao setor, como as novidades em automação para as diferentes etapas da criação, tendências locais e globais para a produção de aves, os desafios futuros, além de questões voltadas ao bem-estar animal e saúde.

Segundo Irenilza de Alencar Nääs, presidente da FACTA, a avicultura é uma das áreas em ciência e tecnologia que está realmente colhendo o que plantou nos últimos 30 anos, já que o Brasil figura como um dos maiores produtores e o maior exportador mundial de carne de frango, considerada uma proteína animal de alta qualidade. “O Brasil é um dos poucos países que tem área para plantar cereais como milho e soja, que são bases da produção de frango. Com o aumento da população e, consequentemente, da demanda por carne, vemos isso quase como se, de fato, fosse nossa responsabilidade alimentar o mundo”, aponta.

Irenilza acrescenta que, com um custo de produção muito competitivo, a cadeia avícola se reinventa rapidamente quando precisa e adota novas tecnologias com muito dinamismo, sendo essas algumas das características que influenciam o destaque da avicultura brasileira.

“Por outro lado temos grupos de pesquisa nacionais que estão sempre interagindo com o segmento e focados em solucionar, e até se antecipar, a problemas que eventualmente se apresentem nos setores da cadeia de produção. Esta cooperação é incentivada pela FACTA por meio do Prêmio Lamas e é salutar para que estejamos sempre à frente das demandas internacionais. O que nós buscamos na Conferência é justamente manter os profissionais atualizados, incentivar a pesquisa, sempre buscando temas de ponta e prospectando o futuro para nos mantermos atualizados.  Essa tem sido a missão da FACTA”, finaliza.