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ExpoAlumínio . terça-feira, 4 de setembro de 2018
Discussões sobre mercado e aplicações do alumínio marcam abertura da ExpoAlumínio e 8º Congresso Internacional do Alumínio

Evento reúne executivos, consultores nacionais e internacionais, grandes marcas e toda a cadeia de valor do segmento do alumínio

 Executivos de grandes companhias, representantes de associações internacionais do alumínio, agências governamentais, centros de pesquisa e excelência e empresários participaram, nesta segunda (03), da abertura oficial da ExpoAlumínio – Exposição Internacional do Alumínio e do 8º Congresso Internacional do Alumínio, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). O evento segue até quarta-feira, dia 05 de setembro.


A cerimônia de abertura contou com a presença de Milton Rego, presidente-executivo da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Moreira Franco, ministro de Minas e Energia; Ricardo Bocalon, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo; Tadeu Nardocci, presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), e Paulo Octavio P. de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Em seu discurso, Milton Rego ressaltou que “o Brasil precisa produzir mais, gerar excedente, investir, exportar e criar postos de trabalho. Isso é impossível sem uma indústria dinâmica, que é responsável hoje por 13% dos empregos no nosso país, justamente aqueles melhor remunerados. Hoje, apenas as empresas do setor de alumínio empregam diretamente cerca de 120 mil pessoas no país”.

Paulo Octavio de Almeida citou a importância do segmento na economia mundial. “A notoriedade do alumínio faz com que a Reed Exhibitions Alcantara Machado aposte em seis eventos espalhados pelo mundo, nas Américas, Europa e Ásia, onde temos contato com mais de 60 mil compradores desse setor, com a missão de conectar compradores, expositores e associações”.

O ministro Moreira Franco conclamou as empresas do setor a liderarem um movimento de discussão sobre a tarifa de energia elétrica, que tem forte impacto na produção de alumínio, em particular, e na indústria em geral. “O momento é esse. Precisamos discutir os impostos que incidem sobre a composição do preço da energia”, discursou.

A abertura contou também com palestras de Kirstine Veitch, consultora da Metal Bulletin, e do economista Octavio de Barros, fundador e diretor da Quantium4 Soluções de Inovação. Kirstine analisou o impacto do “fator chinês”. “São momentos difíceis para os planejadores. A realidade é que o mercado atual está incerto, principalmente por causa do output de alumínio da China e das sanções econômicas. Porém, nos últimos anos, a demanda por alumínio foi forte e ultrapassou os outros metais, como o aço e o cobre. O alumínio encontrou aplicação em diferentes setores, com o de transportes, e conseguiu roubar o espaço dos outros metais”.

Octavio de Barros falou principalmente sobre os desafios para o próximo presidente eleito, entre eles, reformas inadiáveis, como a da previdência e a reforma fiscal. E fez um alerta. “Uma das coisas mais perigosas que existem no Brasil atualmente é o senso comum de que todos os nossos problemas – como ineficiência, desequilíbrio da previdência e déficit fiscal – decorrem da corrupção. Isso é uma ilusão que serve para evitar que difíceis escolhas sejam realizadas. Corrupção não explica nossos problemas estruturais”.

A abertura contou ainda com um debate entre os quatro CEOs das principais empresas do setor no país: Otavio Carvalheira, da Alcoa Alumínio; Ricardo Carvalho, da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA); John Thuestad, da Norsk Hydro do Brasil e Tadeu Nardocci, da Novelis do Brasil.

Congresso Internacional do Alumínio e ExpoAlumínio
Durante os três dias, o 8º Congresso é um fórum de excelência do setor em que os participantes compartilham experiências bem-sucedidas, ações inovadoras e, sobretudo, apontam tendências. Ao todo, serão 15 painéis de discussão e 70 palestrantes.

A ExpoAlumínio, que ocorre simultaneamente ao 8º Congresso, traz as novidades dos produtores primários e secundários de alumínio, empresas de reciclagem, fornecedores de máquinas, insumos e representantes dos setores de metalurgia, usinagem e fundição.

O evento conta ainda com uma atração extra: a Casa do Alumínio, que revela em seus ambientes, de forma lúdica e interativa, a presença e a importância do alumínio no dia a dia das pessoas.

Acesse a programação do 8º Congresso: https://www.expoaluminio.com.br/O-Congresso/Programacao/

Sobre a ExpoAlumínio
A ExpoAlumínio integra a comunidade global de eventos Aluminium: um portfólio global de eventos do setor, que promove negócios e conteúdo para a indústria do alumínio e seus profissionais ao redor do mundo. O grupo conta com seis eventos que ocorrem em seis países diferentes. Ao todo, os eventos espalhados pelo mundo reúnem mais de 60 mil visitantes e três mil expositores.

No Brasil, a ExpoAlumínio é realizada pela Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, também responsável pela curadoria do Congresso Internacional do Alumínio, e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.   

Sobre a ABAL
Fórum legítimo do setor, desde 1970, a Associação Brasileira do Alumínio defende os interesses das empresas que atuam diretamente ou dependem da indústria do alumínio. A entidade representa o setor junto ao governo e à sociedade, além de participar de fóruns e eventos relacionados aos negócios de seus associados. Mantém, ainda, parceria com federações e outras associações para ampliar o diálogo com toda a cadeia produtiva. Disseminadora de conhecimento, a ABAL responde pela elaboração das normas técnicas para processos e produtos da cadeia do alumínio, além de contribuir com a capacitação profissional por meio de cursos, palestras e seminários em diversas áreas. É missão da entidade tornar a indústria do alumínio mais sólida, forte e competitiva. 

Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado
A Reed Exhibitions é uma empresa líder mundial na organização de feiras e eventos com atuação em 38 países e 500 eventos distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.

No Brasil, organiza mais de 40 feiras em todo o território nacional entre eventos de negócios e voltados ao consumidor final. Anualmente recebe mais de 5 mil expositores e mais de 1 milhão de visitantes em seus eventos.

A Reed Exhibitions Alcantara Machado está comprometida com o desenvolvimento dos mercados em que atua e com a geração de negócios a toda a cadeia.