Releases

Yes . terça-feira, 23 de novembro de 2021
Inclusão de ferro orgânico na dieta de poedeiras comerciais resulta em cascas mais escuras

A cor da casca do ovo é o resultado da deposição de pigmentos liberados dentro da glândula de casca durante a sua formação (Liu e Cheng, 2010) e, a cor avermelhada da casca do ovo está relacionada geneticamente, sendo dependente na deposição de protoporfirina-IX, um precursor do pigmento de casca que contém Fe (Jaap, et al., 1949).

A cor da casca do ovo é o resultado da deposição de pigmentos liberados dentro da glândula de casca durante a sua formação (Liu e Cheng, 2010) e, a cor avermelhada da casca do ovo está relacionada geneticamente, sendo dependente na deposição de protoporfirina-IX, um precursor do pigmento de casca que contém Fe (Jaap, et al., 1949).

A Yes, empresa que desenvolve soluções biotecnológicas para uma nutrição animal eficaz, segura e sustentável, realizou um ensaio em escala industrial na Granja Capri, na Cidade de Medellin - Colômbia, com o objetivo de avaliar a eficácia do uso de ferro orgânico (Yes-Minerals Ferro) como potencial melhorador da cor da casca de ovos. Os dados foram avaliados a campo e a qualidade dos ovos e o nível sérico de ferro em laboratório credenciado.

O protocolo utilizado foi a inclusão de ferro orgânico na dieta de poedeiras em produção, dieta postura 1, postura 2 e postura 3. OS lotes 7, 8, 9, 10 e 19 receberam ferro orgânico na dieta (1,0 KG/TON) e foram avaliados entre dezembro de 2020 até março de 2021.

Foram analisados 600 ovos por lote de ensaio (7, 8, 9, 10 e 19) nos meses de dezembro de 2020, janeiro, fevereiro e março de 2021, totalizando 12.000 ovos examinados no período experimental.

Por meio do ensaio foi possível constatar uma diminuição na cor da gema analisada de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021. Porém, houve um aumento da cor da gema entre fevereiro e março de 2021. Pela tendência, este incremento deve ser progressivo com o tempo.

Quanto à coloração da casca, em dezembro de 2020 na avaliação de 600 ovos, 10% apresentavam casca escura, 75% medianamente escura e 15% casca clara. Em março de 2021, de 600 ovos avaliados, 62% apresentavam casca escura, 37% medianamente escura e 1% casca clara.

A casca de ovo constitui a principal e primeira embalagem do produto, além de funcionar como uma importante barreira contra a contaminação microbiana. Apesar de não ser uma indicação da qualidade interna ou influenciar o valor nutricional do ovo ela exerce um importante papel na preferência do consumidor e consequentemente nos preços do produto.

Sobre a Yes

A Yes, empresa de biotecnologia em nutrição animal, desenvolve e produz aditivos nutricionais como adsorventes de micotoxinas, prebióticos, minerais orgânicos, blends e derivados de leveduras com o objetivo de melhorar o desempenho e saúde dos animais. Todos os produtos estão de acordo com as mais rigorosas leis dos mercados mundiais, como Estados Unidos e Europa. Fundada em 2008, a Yes tem escritório-matriz em Campinas/SP, quatro plantas de produção, uma em Lucélia/SP, uma em Novo Horizonte/SP, uma em Borá/SP e uma em Conceição da Barra/ES, um Centro de Logística e Distribuição em Lucélia/SP, outro em Cascavel/PR além da abertura, em 2020, de um novo CD localizado no México. Atua em todo o Brasil, além de exportar para mais de 37 países, estando presente na América Latina, Europa, África, Oceania e Ásia. Desde 2016 a empresa faz parte do portfólio de investidas do fundo de investimentos Aqua Capital.

Mais informações: www.yessinergy.com