Releases

Allflex . sexta-feira, 23 de março de 2018
Monitoramento do rebanho pode aumentar o lucro na pecuária leiteira

Palestra na Comevap, em Taubaté, apresenta tecnologias aos produtores do Vale do Paraíba, que auxiliam para melhorar a produção e qualidade do leite

Investir em monitoramento do rebanho pode aumentar o lucro do produtor de leite. Isso porque o controle da ruminação das vacas, associado a diversos itens recorrentes no dia a dia da fazenda, impactam diretamente na quantidade e na qualidade do leite produzido. Este foi um dos temas apresentados no evento promovido pela Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba (Comevap), em Taubaté (SP), no dia 15 de março e que reuniu 80 participantes, entre produtores cooperados e funcionários da cooperativa.

De acordo com Brenda Barcelos, gerente técnica e comercial da SCR by Allflex, a queda na ruminação aliada à queda de atividade do animal podem indicar problemas de saúde, o que traz um impacto direto na produção de leite.“O monitoramente visa o melhor controle do rebanho porque consegue identificar problemas de saúde das vacas por meio da combinação da queda de ruminação e atividade, além de impactar diretamente nos índices zootécnicos e na gestão da fazenda”, explica.

A tecnologia funciona por meio de um colar, colocado no pescoço do animal. O sistema capta os sinais de atividade, ruminação e ofegação da vaca e envia automaticamente a um software de gestão. “Por meio do colar, podemos correlacionar o aumento da atividade e queda da ruminação com o cio, apresentando o melhor horário para inseminação, queda da ruminação e atividade para a correlação com possíveis problemas de saúde e a ofegação indicando a porcentagem do lote que está em estresse calórico, acompanhando cada animal de forma individual para melhor eficiência da fazenda, otimizando as atividades dos funcionários”, exemplifica Brenda. 

O sistema da SCR by Allflex também controla e monitora a sala de ordenha, por meio de automação, coletando automaticamente dados abrangentes sobre o status de cada vaca do rebanho. Em seguida processa essas informações, apresentando-as em relatórios e alertas em tempo real, totalmente personalizáveis e fáceis de entender. O software fornece aos administradores de rebanhos e ordenhadores ferramentas projetadas para ajudá-los a administrar suas tarefas diárias e melhora a lucratividade. 

“Levamos aos produtores informações sobre tecnologia que podem auxiliá-lo no dia a dia e como ele pode aumentar o lucro da fazenda. Tudo isso associado ao bem-estar animal que resultará num leite de qualidade”, finaliza.

Sobre a Allflex
Presente em mais de 100 países, o Grupo Allflex é líder mundial em identificação de animais. Conta com fábricas localizadas estrategicamente em cinco diferentes países: França, Brasil, Polônia, China e Argentina, responsáveis pela produção diária de mais de 1,5 milhões de identificadores, que são ferramentas que ajudam na gestão da pecuária.

A fábrica da Allflex no Brasil está instalada em Joinville (SC) desde 2002. Considerada uma das mais modernas fábricas do Grupo no mundo, foi dimensionada para atender a todo continente americano.

Mais informações: www.allflex.com.br