Releases

Allflex . quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Vacas do Torneio Leiteiro do Agroleite estão equipadas com colares que monitoram dados de ruminação em tempo real

Informações sobre o status de saúde, reprodutivo, nutricional, estresse térmico e bem-estar de vacas estão disponíveis para acompanhamento do público

 Quem passa pelo Torneio Leiteiro do Agroleite 2018 nota uma novidade: as 26 vacas participantes estão com um colar preto e amarelo no pescoço, que monitora a ruminação de cada uma, com a exibição dos dados em tempo real em uma tela à vista de todos.


A novidade é fruto de uma parceria entre a Castrolanda e a Allflex, líder mundial em identificação e monitoramento de animais para demonstrar o funcionamento de um sofisticado sistema de monitoramento que fornece informações sobre o status de saúde, reprodutivo, nutricional, estresse térmico e bem-estar de vacas e grupos individuais para um gerenciamento mais produtivo da atividade.

Enquanto os animais participam das competições que envolvem volume e aproximação, uma tela mostra em tempo real sinais de atividade, ruminação e ofegação da vaca, enviados automaticamente a um software de gestão. Os dados podem identificar aspectos como cio, melhor horário para inseminação, possíveis problemas de saúde e estado de estresse calórico, entre outros. A gestão individual dos animais permite a tomada de decisão rápida e precisa, como por exemplo: detecção de cio, encurtar o intervalo entre partos, tratamento de saúde e emissão de alerta em caso de partos difíceis. O monitoramento dos animais pode ajudar o produtor a identificar problemas e tratar animais da forma e no tempo corretos, melhorando índices reprodutivos, de sanidade e, consequentemente, os resultados financeiros da propriedade. Os dados ficam disponíveis em diversos dispositivos, como PC, celular, tablet ou painel dedicado especialmente para essa finalidade.

“O objetivo dessa ação é mostrar na prática a importância de monitorar esses dados em tempo real para uma gestão mais precisa e eficiente do negócio. Especificamente para os animais que participam do Torneio Leiteiro, o produtor pode conferir se alguma vaca está tendo problemas demonstrados pela queda na ruminação e tomar atitudes rápidas e assertivas a fim de evitar queda na performance”, explica o Gerente de Vendas da Allflex Monitoramento, Jerônimo Silveira Ribeiro.

Para o coordenador do Torneio Leiteiro, Augusto Meierjurgen, o acesso às informações monitoradas é de grande importância para que o produtor possa acompanhar em tempo real o que está acontecendo com suas vacas e avaliar se as decisões tomadas foram acertadas ou não, possibilitando correção rápida a fim de não prejudicar o resultado na competição. “A maior parte dos proprietários está com o aplicativo instalado em seu celular e o monitoramento ajuda o produtor a ter a segurança das decisões. Além disso, o painel com os dados tem chamado bastante a atenção de quem vem acompanhar o Torneio, gerando grande interesse”, relata Meierjurgen.

Lançamento no Agroleite
Durante o Agroleite, além da demonstração dos colares no Torneio Leiteiro, a Allflex lança a versão do sistema de monitoramento no formato de brinco auricular, chamado “eSense”. Muito leves e duráveis, os brincos auriculares são rápidos e simples de instalar e são projetadas especificamente para uma alta taxa de retenção. Proporcionam um alto retorno do investimento, com baixo custo de instalação.

O novo sistema oferece também flexibilidade de modelo de negócio, com opções de níveis de aplicação (Iniciante, Avançado e Premium) e compatibilidade com vários dispositivos (PC, celular, tablet ou painel exclusivo) para acessar toda a gama de funcionalidades, recursos e relatórios. Todas as opções podem ser expandidas ou alteradas para atender às necessidades conforme a evolução.

“Trabalhamos para ajudar o produtor a atuar de uma forma eficiente, fácil e inteligente. Toda a bagagem no desenvolvimento de sistemas de monitoramento usados mundialmente nos permite contribuir com um pacote de opções de monitoramento para diferentes sistemas de gestão. Apresentamos em primeira mão no Agroleite o eSense, que permite ao produtor optar se quer colocar colar ou brinco nos animais e até mesmo escolher quais dados deseja gerar relatórios. Possibilita ao produtor saber o que as vacas estão sentindo e ter um universo de informações sobre o rebanho em mãos através dos mais diversos dispositivos”, explica o médico veterinário Luciano Lobo, gerente de monitoramento da Allflex para a América Latina.

Instalação do primeiro sistema da América Latina em Castro
A propriedade do Associação Instituto Cristão (IC), em Castro, que pertence ao Grupo Mackenzie, foi a primeira da América do Sul a ter instalado o novo sistema eSense brinco auricular de monitoramento. Todos os animais em lactação do rebanho receberam os brincos eSense de monitoramento.

“Nossa expectativa é a mais alta possível, pois o investimento nessa nova tecnologia posiciona o Instituto Cristão não só como um local de ensino, mas também como uma fazenda de pesquisa e geração de conhecimento para todo o Grupo Mackenzie”, afirma o diretor do Instituto Cristão, Timotheo Silveira. 

Atualmente o instituto conta com 115 alunos que cursam o Ensino Médio e Ensino Técnico Agropecuário.

Sobre a Allflex
Presente em mais de 150 países, o Grupo Allflex é líder mundial em identificação de animais. Conta com fábricas localizadas estrategicamente em cinco diferentes países: França, Brasil, Polônia, China e Argentina, responsáveis pela produção diária de mais de 1,5 milhões de identificadores, que são ferramentas que ajudam na gestão da pecuária. A fábrica da Allflex no Brasil está instalada em Joinville (SC) desde 2002. Considerada uma das mais modernas fábricas do Grupo no mundo, foi dimensionada para atender a todo continente americano. Mais informações: www.allflex.com.br