Releases

Future Print . terça-feira, 25 de junho de 2019
Versatilidade e custo benefício da serigrafia industrial ampliam a abrangência da aplicação

Segmento é caracterizado por proporcionar soluções de impressão para uma infinidade de demandas de mercado; feira em julho em São Paulo terá novidades para esse segmento

 Muitos pensam que a serigrafia industrial é algo exclusivamente focado na indústria têxtil, em estamparias e até mesmo em confecções. De fato, ela tem uma importante atuação neste segmento, uma vez que é possível customizar uma grande quantidade de peças com custos relativamente baixos, além da possibilidade de obter efeitos especiais como foil e a flocagem, aplicados com cola serigráfica, corrosão e indexação, entre muitos outros processos serigráficos que conferem estilo a uma peça de roupa.

Mas não é só de moda que vive a serigrafia. O que muitos não sabem é que ela atende a produção de muitos itens que estão no dia a dia das pessoas, que vão desde o desembaçador, que são as linhas impressas no vidro traseiro dos automóveis, a circuitos impressos de aparelhos eletroeletrônicos, embalagens de cosméticos e de alimentos.

A serigrafia também pode estar presente nos objetos mais comuns do cotidiano, como no logotipo que marca o celular ou computador, na maior parte das canetas com algum tipo de impressão no corpo, na maioria dos brindes distribuídos em campanhas de marketing, em vidros de fachadas de prédios, placas de sinalização de ruas e rodovias, nos óculos de sol, frascos de batom, no painel do forno de micro-ondas, entre outros. Onde existe impressão, a serigrafia pode estar – e provavelmente estará presente.

“O processo serigráfico é simples, já que é possível criar trabalhos extremamente complexos, com boa qualidade e com poucos recursos. Entretanto, como qualquer outro sistema de impressão, requer parâmetros adequados”, salienta André Manzatto, profissional técnico de Serigrafia da Agabê, empresa que desenvolve produtos para a indústria serigráfica há mais de cinco décadas. “O interessante é que, na maioria dos casos, tudo que é impresso em outro processo pode ser feito com a serigrafia (impressão híbrida). Mas tudo que se faz em serigrafia dificilmente pode ser feito nos demais processos”, garante.

Entre os processos de impressões disponíveis, como offset, tampografia e flexografia, a serigrafia industrial oferece excelente custo-benefício. O gerente de vendas da empresa que produz tecidos técnicos Sefar, John Gittens, acredita que a quantidade de material a ser impresso é um dos fatores determinantes para definir o nível de rentabilidade do segmento. “Quando consideramos a partir de médias tiragens, a serigrafia se apresenta como uma solução de ótimo custo-benefício”, complementa.

Para Manzatto, o ideal é avaliar caso a caso para determinar se o processo serigráfico é rentável. “Em uma estamparia têxtil, para a customização de camisetas, é possível fazer de 1 a 60 mil peças com custos relativamente baixos. Porém, tudo vai depender das especificações do produto”, exemplifica. “A confecção de desembaçador de trás do automóvel, por exemplo, é um processo que pede automatização. Por outro lado, a produção de convites de casamento e/ou cartões de visitas em relevo não requer de equipamentos mais avançados, assim torna-se um investimento bastante interessante para quem quer empreender.”

Serigrafia industrial é destaque na FuturePrint

As soluções oferecidas atualmente na serigrafia industrial poderão ser conferidas na 29ª FuturePrint – Feira de Tecnologia de Impressão para Mercados de Serigrafia, Sign e Têxtil, que ocorre de 10 a 13 de julho, no Expo Center Norte em São Paulo (SP). A feira reunirá 250 expositores que representam 650 marcas e espera atrair cerca de 40 mil visitantes em busca de novidades tecnológicas e soluções em acessórios, impressoras, equipamentos, máquinas, substratos/mídias, painéis, produtos, tintas e softwares.

Para oferecer experiências dinâmicas, a feira contará com o espaço “Serigrafia em Ação”, onde visitantes terão a oportunidade de conhecer as inovações no processo de impressão serigráfica. A FuturePrint acompanha toda a evolução dos segmentos de impressão e comunicação visual, por isso é considerada atualmente o principal encontro do setor de tecnologia de impressão para os mercados de serigrafia, sign e têxtil