Releases

EsalqShow . sexta-feira, 5 de outubro de 2018
Vitrine ESALQ expõe projetos disponíveis à comunidade durante o ESALQSHOW 2018

Em três dias de evento, visitantes poderão conhecer os departamentos e laboratórios que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de mais de 20 produtos e serviços oferecidos à sociedade

 Aproximar a academia da comunidade, divulgar os trabalhos desenvolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de produtos e serviços disponíveis no mercado. Este é um dos propósitos da Vitrine ESALQ, que integra a programação do ESALQSHOW 2018 - Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que será entre os dias 9 e 11 de outubro, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - Universidade de São Paulo, em Piracicaba (SP).

O uso de drones para coleta de imagens para fins de melhoramento de plantas, como produzir uma bebida com excelência, visita à destilaria, técnicas de produção de insetos e ácaros para controle biológico, o impacto que os agroquímicos causam a insetos benéficos, espécies de plantas medicinais, aromáticas e condimentares originárias de diversas partes do Brasil e do mundo, serão alguns dos projetos apresentados no evento.

Ao todo, o Vitrine ESALQ vai expor 21 produtos e serviços em 11 Vitrines, que servem à sociedade seja no ambiente rural ou urbano. A programação também oferecerá aos participantes 8 atividades e visitas aos departamentos e laboratórios. Para facilitar o acesso dos visitantes, será disponibilizado transporte interno no campus.

“No Vitrine ESALQ, ocorrerão exposições e demonstrações dos projetos e serviços de excelência desenvolvidos pela a academia e que são disponibilizados à sociedade. É uma excelente oportunidade de integrar a nossa comunidade e dar visibilidade às iniciativas da academia, mostrar ao público diversas novidades em produtos, serviços e projetos. Também é um ambiente propício para captarmos as novas demandas do mercado para inovações tecnológicas, desenvolvimento de pesquisas conjuntas e formação de recursos humanos, num ambiente dinâmico”, afirma o diretor  da USP ESALQ, Luiz Gustavo Nussio.

A visitação é gratuita, mas é necessário agendamento que pode ser feito em: esalqshow.fealq.org.br

Confira abaixo o que você encontrará nas Vitrines e Visitas aos Departamentos:

VITRINE ALIMENTOS E BEBIDAS

Tecnologia e Qualidade de Bebidas
O Laboratório de Tecnologia e Qualidade de Bebidas fomenta a geração e a difusão de conhecimento técnico-científico para a formação de profissionais e atende à comunidade por meio de cursos de extensão e prestações de serviço de análises químicas da bebida. 

VITRINE SOLOS

Análises Químicas, Físicas e Mineralógicas do Solo e de Tecido Vegetal
Análise química do solo e análise de tecido vegetal para fins de avaliação da fertilidade do solo e recomendação de adubação.

Análises Ambientais
Determinação de teores metais pesados e demais elementos potencialmente tóxicos em solos, fertilizantes e resíduos urbanos e agroindustriais, além da análise de água. 

Programa SolloAgro
Programa de Educação Continuada em Agricultura Sustentável, com oferecimento de cursos e programas de treinamento. 

VITRINE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Horto de Plantas Medicinais e Aromáticas "Prof. Walter Accorsi"
Apresentação de espécies vegetais medicinais, aromáticas e condimentares originárias de diversas partes do Brasil e do mundo. 

VITRINE CIÊNCIAS EXATAS

Química a serviço da sociedade
Projetos de reuso de Resíduos Agroindustriais, estudo de fertilizantes e defensivos agrícolas, novos métodos para elementos orgânicos e inorgânicos.

VITRINE FLORESTAS

GET LiDAR
Potencial de uso do laser aerotransportado como fonte eficiente e eficaz em levantamentos de dados biométricos florestais. 

Florestas e Árvores Urbanas
Entender e medir os impactos positivos de projetos de florestas e árvores urbanas. 

Estações Experimentais de Ciências Florestais
Conciliar produtos e serviços ambientais com pesquisas de longo prazo e interdisciplinares: o papel do Departamento de Ciências Florestais. 

VITRINE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA

Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) realiza pesquisas aplicadas, com indicadores de preços, temas nas áreas de economia internacional, ambiental e social e sobre o funcionamento integrado do agronegócio. 

Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-LOG)
Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG) realiza pesquisas aplicadas em logística que promovam a facilitação de negócios nacionais e internacionais, principalmente, no segmento agroindustrial. 

VITRINE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS

Agrometeorologia dedicada à agricultura de precisão 

Zootecnia de Precisão e Bem-estar Animal
Serão apresentados a Plataforma AnimalComfort de bem-estar térmico de animais de produção desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea) da Esalq/USP; e o Programa de Pesagem de Suínos por imagem desenvolvido pelo Grupo de Extensão em Ambiência, Bem-estar e Zootecnia de Precisão (GBAZP) em parceria com USDA (United States Department  of  Agriculture), Nebraska. 

Geotecnologias Aplicadas à Agricultura
O uso dos sensores na agricultura tem papel fundamental na obtenção dos dados que, quando interpretados de forma correta, geram produtos que norteiam a tomada de decisões estratégicas no campo. Destaque para as imagens aéreas (RPA) e orbitais (Satélites-Sensores). 

VITRINE ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA

Clínica Entomológica
Identificação de insetos e ácaros com mostra de atividades sobre identificação morfológica e molecular de pragas, com destaque ao Museu de Entomologia. 

Análises de seletividade de inseticidas a inimigos naturais
Apresentação de trabalhos de seletividade e impacto de agroquímicos aos insetos benéficos, incluindo inimigos naturais das pragas e polinizadores. 

Técnicas de produção de insetos, ácaros e entomopatógenos para controle biológico Apresentação das principais espécies utilizadas como agentes de controle biológico, bem como a combinação de métodos para o manejo de pragas recomendado para diversas culturas, envolvendo entomopatógenos, produção de insetos e Manejo Integrado de Pragas (MIP).

VITRINE FITOPATOLOGIA E NEMATOLOGIA

Clínicas Fitopatológicas
Diagnose por métodos convencionais, moleculares e ultra estruturais de patógenos de plantas, incluindo nematoides e patologias de sementes, e recomendações de controle.  

VITRINE PRODUÇÃO VEGETAL

Análise de Imagens
Análise automatizada do vigor de sementes baseada no crescimento de plântulas (sistema Vigor-S). 

Coprodutos do etanol do milho na alimentação de suínos e aves
Projeto de pesquisa sobre o valor nutricional de coprodutos da indústria de etanol de milho e sua utilização na formulação de rações para suínos e aves. 

Vitrine Zootecnia Coprodutos do etanol do milho na alimentação de bovinos
Projeto de pesquisa sobre o valor nutricional de coprodutos da indústria de etanol de milho e sua utilização na alimentação de bovinos.

VISITAS AOS DEPARTAMENTOS:

Laboratório de Tecnologia e Qualidade de Bebidas e Destilaria
Data: 9 a 11/10
Horário: 15h30 às 17h
Local: Destilaria do Depto. de Agroindústria, Alimentos e Nutrição
Duração: 1h30min
Vagas: 40 

Solo na Escola
Programa de educação ambiental com ênfase em solos que realiza demonstrações estáticas e dinâmicas sobre o funcionamento do solo e sua importância para a sociedade.
Data: 9 a 11/10
Horário: 14h às 17h
Local: Estação Demo do Programa Solo na Escola (fundos do Pavilhão de Agricultura)
Duração: 30min
Vagas: 15                                                                                                                                

Horto de Plantas Medicinais e Aromáticas "Prof. Walter Accorsi"
Data: 9 a 11/10
Horário: 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h
Local: Depto. de Ciências Biológicas, prédio na lateral do Pavilhão de Horticultura
Duração: 30min
Vagas: 60 pessoas/período

Esalq-LOG
Data: 10/10
Horário: 15h
Duração: 1h
Vagas: 50 

Laboratório de Agricultura de Precisão
09 e 10/10 – 14h
11/10 – 11h
Local: Depto. de Engenharia de Biossistemas (atrás do Pavilhão de Engenharia)
Duração: 45min
Vagas: 20 

Laboratório de Análise de Imagens
09/10 – 10h às 12h
10/10 – 14h às 16h
11/10 – 10h às 12h10
Local: Depto. de Produção Vegetal, atrás  do Serviço Odontológico
Duração: 20min
Vagas: 15

Laboratório de Melhoramento de Plantas Alógamas
"Coleta de imagens via drones para fins de melhoramento de plantas" - Exposição prática e teórica dos prinícpios e cuidados para a coleta de imagens por meio de drones, visando sua aplicação no melhoramento de plantas.
Data: 10 de outubro - 9h
Local: Depto. de Genética (Alameda das Palmeiras, em frente ao prédio da chefia do depto.)
Duração: 2h
Vagas: 20 

Interdepartamental – Itinerário Pedagógico da Agroecologia
09/10 - 11h às 12h(Apresentação Geral)
09/10 - 13h30 às 15h (Agricultura Familiar e Extensão Rural)
10/10 – 11h às 12h (Agrobiodiversidade, Comercilização e Consumo Local de Alimentos)
10/10 – 13h30 às 15h (Produção Agrícola e Tecnologias Sustentáveis)
Local: Pavilhão de Agricultura (Sala de Aula, entrada saguão)
Duração: 1h e 1h30
Vagas: apresentação expositiva - 50 / Oficinas – 25