Promovido pela primeira vez em Rondônia, evento contou com a participação de 978 pessoas, dentre as quais 75% pecuaristas
Grandes discussões a respeito do uso de tecnologias para tornar a atividade pecuária cada vez mais eficiente e um público bastante interessado em informações e conhecimentos marcaram a etapa de Ji-Paraná (RO) do Circuito Feicorte NFT, realizada nos dias 3 e 4 de outubro, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli.
Estiveram no evento 978 pessoas de oito estados brasileiros, principalmente Rondônia e Acre. Desse total, 75% dos participantes é pecuarista, que teve acesso a palestras e debates sobre como aumentar a eficiência na produção e comercialização da carne. “Essa etapa do Circuito Feicorte cumpriu muito bem os objetivos do evento, que é levar informação, discussão e tecnologia para onde o produtor está. Rondônia está de parabéns pela acolhida e pelo interesse dos produtores em aprimorar sua produção”, avalia a gerente do Agrocentro, uma das promotoras do Circuito Feicorte NFT, Carla Tuccilio.
Rondônia possui o sétimo rebanho brasileiro, com mais de 12 milhões de cabeças entre bovinos e bubalinos e o estado ocupa a 5ª posição em produção de carne, que é amplamente exportada.
O Circuito Feicorte em Ji-Paraná contou a visita do Governador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura, que, além de visitar as 25 empresas presentes na feira de negócios, acompanhou a apresentação da pecuarista rondoniense Carla de Freitas, que contou aos presentes a trajetória de sua família no estado e como conduz com sucesso a Agropecuária Bela Vista, localizada em Chupinguaia (RO), com destaque para a implantação de um sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que vem proporcionando um expressivo aumento da produção de arrobas por hectare.
“Rondônia é um estado que foi construído por gente corajosa e destemida que estabeleceu-se em terra estranha e incorporou sua valentia e audácia a um modelo de desenvolvimento fantástico. Rondônia junto com Mato Grosso são os estados que mais crescem no país. A vinda de um evento como a Feicorte é fundamental para dar continuidade a esse crescimento. É preciso aprender para crescer”, declarou o Governador do Estado.
Produzir mais, melhor e com menos recursos
Com uma pecuária que precisa ser cada vez mais produtiva com o uso de menos recursos, a tecnologia é o único caminho para buscar a eficiência. Os palestrantes da etapa de Ji-Paraná do Circuito Feicorte NFT discutiram com os participantes como obter mais produtividade a partir das demandas do consumidor do mercado nacional e internacional, nutrição, genética, sanidade, tipificação de carcaça, pastagens, influência do clima da pecuária, bem-estar animal, sucessão familiar, gestão, dentre outros.
“Nos últimos 10 anos, o custo de produção aumentou mais que os preços pagos aos produtores. Nos próximos 10 anos haverá um crescimento da população de 75 milhões de pessoas a mais por ano. Isso significa 200 mil pessoas a mais por dia, grande parte com melhor poder aquisitivo. Estamos em um bom negócio e no lugar certo, porém, temos desafios como produzir mais o que o mundo quer consumir, produzir melhor de acordo com as exigências do consumidor, com menos recursos, mais eficiência e mais tecnologia”, explicou o coordenador de conteúdo do Circuito Feicorte NFT, Luciano Roppa, na palestra de abertura do evento.
Para Luiz Carlos Lyra, o presidente da Associação Rural de Rondônia, parceira da realização do evento, os temas abordados refletem exatamente o que se vive no campo. “Precisamos sempre melhorar e a Associação fica muito grata por ter proporcionado esse evento aos produtores em nossa casa. Quem veio estava em busca de conhecimento, um público bem interessado. Esperamos que levem esses conhecimentos para suas fazendas”, afirmou o presidente, que destacou a importância de ter sido abordado o tema da sucessão familiar como parte da programação.
Apresentado pelo consultor internacional Francisco Vila, o tema chamou bastante a atenção dos produtores presentes. “É importante esclarecer que sucessão não é herança; é desenvolver o que foi deixado por nossos antecessores e assegurar para as próximas gerações. Preservar, mas desenvolver o negócio familiar, consolidando o patrimônio, assegurando o sustento para todos os familiares e perpetuando o legado. Sucessão constrói; herança divide”, alertou Vila em sua palestra.
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Adilson Julio Pereira, o resultado do evento superou as expectativas. “Valeu a pena em todos os sentidos. Era algo novo e o resultado foi o melhor possível. Do ponto de vista técnico atendeu às expectativas de proporcionar conhecimentos e mostrou as potencialidades do Estado de Rondônia. Agora é fazer o dever de casa para melhorar ainda mais a nossa agropecuária, segmento forte que impacta de forma positiva na economia”, disse ao final do evento.
A etapa de Ji Paraná do Circuito Feicorte teve o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social e da Associação Rural de Rondônia (ARR). Participaram do evento as empresas Nutron, Marfrig Group, MSD Saúde Animal, Banco Original, Dow AgroSciences, Minerva Foods, Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Vétoquinol-FAGRA, Ouro Fino Agronegócio, Bellman Nutrição Animal, ArystaLifeSciense, Boa Safra, Philbro, CRI Genética, Rocha Irrigações, ABS Pecplan, Real H Nutrição e Saúde Animal, Taura, BML, Casale, Alltech, CRV Lagoa, BimedaMogivet e Beckhauser.
Sobre o Circuito Feicorte NFT
O Circuito Feicorte NFT é uma iniciativa do Agrocentro (que promove a Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne - em São Paulo há 19 anos) e a Nutrition for Tomorrow Alliance (aliança de marketing cooperativado formada por empresas da cadeia de proteína animal).
O evento vem percorrendo desde 2012 alguns dos principais polos de pecuária pelo Brasil. As três primeiras etapas realizadas em 2013 - Cuiabá (MT) em março, Palmas (TO) em maio e Campo Grande (MS) em julho – reuniram quase 4 mil participantes. Depois de Ji Paraná, a última etapa dessa edição do evento será em Paragominas (PA).
Na primeira edição do Circuito Feicorte NFT em 2012 foram promovidas quatro etapas regionais (MT, BA, GO e MS), com a participação de 4 mil pessoas, representando mais de 17 milhões de cabeças de gado.
Mais informações: www.agrocentro.com.br/circuitofeicorte