Releases

CEVA Saúde Animal . terça-feira, 26 de novembro de 2013
Ceva apresenta novo conceito em prevenção simultânea das doenças de Gumboto, Newcastle e Marek

Conceito foi demonstrado em evento técnico no Recife com a participação de mais de 80 profissionais de diversos estados do Nordeste

  • Divulgação

    Osler afirmou que cerca de 93% do aumento da produção mundial de carnes será em países em desenvolvimento

Mais de 80 profissionais entre médicos veterinários, gerentes de granjas avícolas e empresários do setor dos estados de Pernambuco, Ceará, Bahia, Maranhão e Sergipe participaram de um evento técnico promovido pela Ceva Saúde Animal, no dia 21 de novembro, no Recife (PE).

Os participantes puderam conhecer na ocasião o conceito do “Perfect Pair”, programa de vacinação em dose única por meio do qual duas vacinas (Transmune e Vectormune ND) são aplicadas simultaneamente para prevenção das doenças de Gumboro, Newcastle e Marek. O programa baseia-se nos pilares de conveniência, segurança e eficácia.

A programação do evento teve a apresentação do consultor especialista em comércio internacional e agronegócio, Osler Desouzart, que abordou as tendências do mercado avícola mundial, a alteração no mapa da produção de carnes e como as empresas devem se preparar para o novo momento da avicultura. “Cerca de 93% do aumento da produção mundial de carnes será em países em desenvolvimento”, afirmou. O consultor ressaltou ainda questões relevantes como a disponibilidade de recursos naturais, tendência de manutenção de preços elevados nos grãos e o papel da China como importador de milho.

O programa técnico-científico contou a participação do Dr. Luiz Sesti, responsável por serviços técnicos na América Latina que apresentou a experiência com o uso de Vectormune ND em diversas situações. “Os benefícios com a utilização da vacina vetorizada estão relacionados à eficácia em países com maior desafio; já no Brasil, os ganhos são devidos à ausência de reações respiratórias”, explicou Sesti.

Ainda na sessão técnica, o gerente global de Gumboro da Ceva, Branko Alva apresentou novos estudos com a vacina Transmune em diversos países.

O diretor presidente da Ceva Brasil, Fernando de Mori encerrou o evento reforçando o foco da empresa no investimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos diferenciados e que atendam as necessidades do mercado. Além das vacinas complexo-imune, a Ceva possui um portfolio com mais de uma dezena de vacinas vetorizadas, que já têm utilização expressiva em nível mundial, principalmente por sua conveniência e segurança. De Mori ressaltou ainda que vacinas vetorizadas como a de Newcastle apresentam eficácia superior a programas com vacinas vivas e inativadas, além de preservar o sistema respiratório.

 

Perfect Pair

O conceito “Perfect Pair” desenvolvido pela Ceva faz parte de uma estratégia global de marketing da empresa para proteção de três das principais enfermidades da avicultura: doença de Newcastle, Gumboro e Marek . Segundo o diretor de negócios de Avicultura da Ceva, Jeovane Pereira, o conceito de associação de duas vacinas efetivas e totalmente compatíveis (Transmune e Vectormune ND) tem sido um grande sucesso em todo o mundo. “Em outros países, a doença de Newcastle é o maior desafio a ser superado. Já no Brasil, o enfoque tem sido na doença de Gumboro e a segurança contra Newcastle”, explica Pereira. 

A empresa, que é líder no segmento da doença de Gumboro, busca agora a conscientização da importância da prevenção da doença de Newcastle. A doença de Newcastle está disseminada em vários países da América Latina, contudo, a taxa de vacinação no Brasil está ainda ao redor de 20%. “O objetivo da Ceva é oferecer ao mercado uma solução eficaz que permita a tranquilidade da proteção contra uma das mais devastadoras enfermidades avícolas, sem nenhum inconveniente da circulação de vírus vacinal da Newcastle. Os resultados iniciais de Vectormune ND são animadores e com 18 meses desde o seu lançamento ela já conta com 43% de market share segundo os dados do IMS/Sindan”, comemora o diretor da Ceva.

A Vectormune ND é uma vacina vetorizada para proteção contra as doenças de Newcastle e Marek, de forma que parte do genoma do vírus de Newcastle é inserida no vírus de Marek HVT. A principal vantagem da Vectormune HVT-NDV é a segurança que proporciona, já que, por ser vetorizada, não carrega o vírus vivo de Newcastle, garantindo que o mesmo não se dissemine no campo e que as aves não apresentem reação pós-vacinal, nem ocorra reversão de virulência. Estudos de eficácia demonstram que uma única dose de Vectormune ND é capaz de proteger aves por mais de 72 semanas.

A Cevac Transmune IBD é uma vacina que contém a cepa Winterfield 2512 G-61 e Anticorpos IBD da Doença Infecciosa da Bolsa (Doença de Gumboro). É indicada para uso em incubatório, sendo administrada por injeção “in ovo” ou subcutânea. Protege as aves e coloniza o ambiente, sendo a opção mais indicada para o controle da doença de Gumboro, por sua conveniência e eficácia comprovada.

A estratégia do “Perfect Pair” é levar uma solução eficaz e conveniente para o campo.