Iniciativa percorre alguns dos principais polos de produção pecuária do Brasil; uma das novidades será a apresentação de novos aplicadores de medicamentos da Nova Zelândia que são mais leves, seguros e práticos
A Caravana da Produtividade, projeto encabeçado pela Merial, em parceria com DSM Tortuga, Dow, JBS, VW e Simcro para impulsionar a produtividade das cadeias produtivas da pecuária de corte e de leite, estará em Paranavaí nesta quarta (16/11) e quinta (17/11), na Cocamar Cooperativa Agroindustrial. A iniciativa reúne as principais empresas do setor pecuário para levar conhecimento e capacitação técnica para pecuaristas e revendas agropecuárias. Uma das novidades a serem apresentadas aos produtores de Paranavaí e região são os aplicadores de medicamentos da Simcro, empresa da Nova Zelândia, líder mundial no fornecimento de dispositivos de aplicação de medicamentos para a indústria veterinária, que iniciou recentemente a atuação no varejo brasileiro.
Os pecuaristas e profissionais de revendas visitados pela Caravana da Produtividade terão contato com pistolas, seringas, aplicadores tópicos, orais e injetáveis que contribuem para uma aplicação mais segura e efetiva dos medicamentos.
“Justamente no momento em que a Simcro começa a atuar diretamente no varejo veterinário brasileiro oferecendo produtos com alta tecnologia para aplicação de medicamentos, enxergamos na Caravana da Produtividade uma grande oportunidade para apresentar nossa tecnologia aos pecuaristas com modernos aplicadores, que são práticos, seguros e precisos e que contribuem com a eficiência do manejo sanitário, o bem-estar animal e a segurança e conforto de quem aplica o medicamento”, destaca o médico veterinário Luciano Lobo, gerente para a América Latina da Simcro.
O lançamento oficial da atuação da Simcro no Brasil foi durante a Expointer, em Esteio (RS) e a Caravana da Produtividade dará a oportunidade de pecuaristas e revendas terem contato com esses modernos instrumentos, desenvolvidos com material altamente resistente e, ao mesmo tempo, leve, semelhante ao utilizado pela indústria automotiva nos consoles de automóveis. Além da leveza e design ergonômico, os aplicadores Simcro contam com diferenciais, como a seringa Accurus, que possui uma ponteira que faz a prega subcutânea para garantir uma correta aplicação do medicamento, auxiliando a aplicação do medicamento no local correto e minimizando eventuais riscos de reações locais que podem comprometer a carcaça dos animais. Outra novidade que a Simcro traz para o Brasil são as seringas de fluxo contínuo, que tornam o manejo sanitário mais eficiente e econômico, na medida em que a pessoa que está aplicando o produto veterinário pode ter as doses recarregadas na seringa de forma automática até o final, diminuindo riscos de quebra ou contaminação do frasco do produto, ganhando tempo na recarga de doses.
Para o diretor da Área de Negócios de Grandes Animais da Merial Saúde Animal, empresa idealizadora do projeto, Pedro Bacco, o movimento da união de empresas do setor vai ajudar a resolver muitos problemas no campo decorrentes da falta de informação, como o uso correto de medicamentos por categorias animais e orientações sobre o uso correto de pistolas e novidades tecnológicas desses produtos, contribuição a ser dada pela Simcro que traz um conceito novo ao produtor.
“A Caravana da Produtividade foi concebida para impulsionar o desenvolvimento da pecuária a partir da troca de informações técnicas entre os criadores e as equipes das empresas parceiras da iniciativa. Nosso papel vai muito além do fornecimento de produtos e soluções. Precisamos estar mais presentes no campo, ao lado dos pecuaristas, oferecendo conhecimento inovador e assistência técnica de qualidade, contribuindo para alavancar a produtividade e, consequentemente, o resultado econômico das cadeias produtivas de carne e de leite”, destaca Bacco.
Na Região Sul, a Caravana da Produtividade passará a partir de 19 de setembro no Rio Grande do Sul pelas cidades de Alegrete, São Borja, Santiago, Santa Maria, São Gabriel, Cachoeira do Sul, Bagé, Pelotas e Porto Alegre. Em Santa Catarina, o giro começa a partir de 17 de outubro e passa por Lages e São Joaquim; no Paraná inicia em 21 de outubro por Ponta Grossa, passando por Guarapuava, Nova Laranjeiras, Cascavel, Umuarama, Araruna, Campo Mourão, Paranavaí, Maringá, Astorga, Ortigueira, Ibaiti, Joaquim Távora, finalizando em Ribeirão Claro, no dia 1º de dezembro.
Sobre a Simcro
A Simcro é líder mundial no fornecimento de dispositivos de aplicação de medicamentos para a indústria veterinária. Com unidades de produção na Nova Zelândia e Austrália, escritórios na China, Reino Unido e Estados Unidos, a Simcro conta com uma bagagem de 80 anos desenvolvendo inovações tecnológicas para as principais indústrias veterinárias do mundo em forma de aplicadores pensados para facilitar a aplicação e auxiliar na eficácia dos produtos veterinários fabricados pela indústria de saúde animal. A empresa coleciona diversos prêmios de design por seus produtos, que são desenvolvidos para oferecer ergonomia, leveza e segurança para quem aplica os produtos. São levados em consideração no desenvolvimento também cuidados com o bem-estar animal, precisão da quantidade de produto e acurácia das doses que vão garantir o melhor desempenho do medicamento aplicado. A Simcro já atua no Brasil fornecendo produtos para a indústria veterinária, que usa aplicadores junto com os produtos que fabrica. Agora, além de continuar a fornecer para a indústria veterinária, a Simcro quer levar ao conhecimento do produtor uma maneira moderna de aplicar produtos veterinários que acompanha as mudanças e exigências por eficiência no setor produtivo. A distribuição dos produtos no Brasil será feita pela Basso Pancotte.
Mais informações: http://simcro.com/pt/
Sobre a Caravana da Produtividade
A Merial Saúde Animal, DSM Tortuga, Dow AgroSciences, JBS e Volkswagen, cinco empresas líderes em suas áreas de atuação, juntam-se para realizar uma ação inédita e inovadora, que objetiva contribuir para impulsionar a produtividade das cadeias produtivas da pecuária de corte e de leite. Na região Sul, a iniciativa terá a participação da Simcro.
A Caravana da Produtividade 2016 terá cinco unidades móveis simultaneamente, compostas por técnicos das empresas participantes em pick- ups VW Amarok, que visitarão 136 cidades em 19 estados, rodando 72 mil km e cobrindo regiões que concentram 80% do rebanho bovino brasileiro. A interação com os produtores é outro diferencial do projeto. Serão realizadas 480 visitas técnicas a pecuaristas e a 200 revendas agropecuárias.
São cinco equipes de técnicos das empresas parceiras em visitas a fazendas e revendas agropecuárias de todas as regiões do país, promovendo palestras, dias de campo e encontros com pecuaristas. O tema principal é a gestão integrada da cadeia produtiva de corte e de leite, com foco no aumento da produtividade.
Neste ano, o objetivo é impactar diretamente mais de 5,5 mil pecuaristas, donos de mais de 200 mil cabeças de gado (corte e leite). São criadores de todos os perfis, incluindo pequenos e médios, que carecem de novas tecnologias em saúde, nutrição, genética e gerenciamento para produzir mais e melhor.