Como a carne bovina chega ao prato do consumidor? Essa resposta pode ser encontrada no Caminho do Boi montado na Agrishow 2017, que permite aos visitantes simular o trajeto realizado pelo animal de corte, desde a fazenda até o varejo. O objetivo é disseminar informação, mostrando de forma didática a importância da integração dos diversos elos da cadeia produtiva e como investimentos feitos pelo setor são responsáveis por fazer chegar à mesa do consumidor um alimento saboroso, de qualidade, confiável, produzido com tecnologia e de forma sustentável.
A iniciativa é promovida pela Agrishow e Terraviva Eventos, com projeto da Beckhauser, fabricante de equipamentos para contenção e pesagem.
Instalado em uma área de 900 m², o Caminho do Boi conta com estações que mostram cada etapa do processo de produção de uma carne de qualidade. O Caminho começa pela Genética, onde tem início a aplicação de avançadas tecnologias que refletem nos padrões de qualidade no produto final carne; passa pela Sustentabilidade com olhar para o equilíbrio ambiental, social e econômico da atividade através da aplicação de tecnologia para produzir mais com menos recursos; Sistemas Produtivos com exemplos de técnicas para aumentar a produtividade em @ por hectare; Bem-Estar com respeito ao animal, às pessoas e ao ambiente; novidades tecnológicas em Infraestrutura e Manejo no curral, local por onde passa @ por @ da fazenda; Pesquisa, Inovação e Conhecimento para mostrar a importância de promover a capacitação no campo; Gestão onde são mostradas ferramentas para auxiliar o produtor na administração do seu negócio, além de dar mais segurança em informações que podem chegar ao consumidor; a importância da Sanidade para uma carne de qualidade; os cuidados no processamento e os rígidos padrões sanitários na Indústria tanto em bem-estar animal como em qualidade do alimento, que fazem do Brasil uma referência mundial, e Associativismo para reforçar a importância da união de forças do setor. Por fim, nas estações Carne eMercado são mostrados os resultados de todo esse trabalho da cadeia produtiva que se traduzem em produtos marcados pelo sabor, maciez e suculência na mesa do consumidor.
Uma das atrações do Caminho é a estação Pesquisa, Inovação e Conhecimento: uma carreta que vem percorrendo o Brasil para levar capacitação aos produtores no campo. No Caminho do Boi essa estrutura do “Caminhão da Inovação Kemin” exibe um filme do manifesto #SomosdaCarne, movimento que nasceu em 2016 em favor da carne bovina para ajudar a melhorar a visão que se tem do setor tanto por quem produz como por quem consome, integrando os diversos elos da cadeia produtiva.
“Queremos mostrar ao consumidor quanta tecnologia existe por trás do alimento que ele consome. O Caminho do Boi é uma excelente oportunidade de demonstrar a importância da integração dos diversos elos da cadeia produtiva e como investimentos feitos pelo setor são responsáveis por fazer chegar à mesa do consumidor um alimento saboroso, de qualidade, confiável, produzido com tecnologia e de forma sustentável”, destaca Mariana Beckheuser, vice-presidente executiva da Beckhauser, empresa responsável pelo projeto, que foi inspirado nos estudos da professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Colorado (EUA) Temple Grandin, uma das maiores referências em pesquisas sobre bem-estar animal do mundo e que foi pioneira no desenho de currais antiestresse, criados a partir do exercício de percorrer o curral colocando-se no lugar do bovino.
“Estamos muito satisfeitos com essa parceria para trazer novamente o Caminho do Boi para o evento. Sem dúvida, será mais uma atração somada às Arenas do Campo e do Conhecimento que trarão mais conteúdo para a Agrishow. Temos certeza de que esta parceria será duradoura e a cada ano poderemos trazer mais novidades, consolidando o evento como o maior e mais completo do agronegócio da América Latina”, ressalta o diretor da Agrishow, José Danghesi.
“Esta edição do Caminho do Boi na Agrishow ocorre num momento muito oportuno justamente quando é colocada em dúvida a qualidade da carne brasileira. O projeto é uma oportunidade para mostrar, na prática, como funciona a pecuária brasileira, as tecnologias utilizadas em cada etapa de produção e os investimentos feitos neste setor para que chegue à mesa do consumidor uma carne saborosa, segura e de qualidade”, afirma Carla Tuccilio, diretora do Terraviva Eventos.
O Caminho do Boi conta com a participação da Abiec – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, Allflex, Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol, Beckhauser, Belgo, Casale, DeltaGen, GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, Guarania, IMAC – Instituto Mato-grossense da Carne, Instituto de Zootecnia (IZ), Kemin, MultiBovinos, Nova Assocon, Núcleo Feminino do Agronegócio, Panucci Pré Moldados, Prodap, Rede de Fomento ILPF, Rubber Tank Soct Consultoria e Villa Beef.
Sobre o Caminho do Boi
A primeira edição do Caminho do Boi foi apresentada durante a Feicorte, em São Paulo. Posteriormente, o projeto foi realizado na Agrishow, em 2015. Em 2016, o Caminho do Boi foi montado na InterCorte em São Paulo, na Bienal do Ibirapuera, estendendo o foco ao consumidor final, com uma linguagem mais didática. Em todas as suas edições, mais de 10 mil pessoas já fizeram o trajeto do Caminho do Boi.
Mais informações: www.caminhodoboi.com.br