As tecnologias disruptivas estão criando um novo padrão de consumo e as empresas devem estar atentas para incorporar as mudanças em seus modelos de negócios. O alerta foi feito por Thales Teixeira, Ph.D. em marketing pela Universidade de Michigan e professor da Harvard Business School, que proferiu a palestra magna de abertura do Fórum ABINEE TEC 2017, que teve como tema Conectividade. “Empresas estabelecidas não estão sabendo responder a esta nova onda de disrupção digital”, advertiu.
Teixeira traçou um panorama das ondas de disrupção digital ao longo dos últimos anos. Segundo ele, a primeira onda ocorreu nos anos 1990, com o início da internet em massa, quando as empresas entraram no mercado para oferecer conteúdos específicos. A segunda onda, no final dos anos 1990, introduziu a combinação de produtos físicos e digitais com a desintermediação de serviços, como viagens e serviços financeiros. “Agora, o mundo vive a terceira onda disruptiva, com o surgimento do decoupling (desacoplamento), que quebra elos existentes entre a atividade de valor do consumidor que eram tradicionalmente oferecidas em conjunto, como avaliação e escolha do produto”, afirmou o especialista. Segundo ele, as startups lideram essa nova onda, a partir da identificação de elos e oportunidades. “Os consumidores são fanáticos por decoupling, que estabelece um novo padrão de consumo”, observou.
Segundo ele, para que as empresas tradicionais não percam espaço nesse novo mercado é preciso identificar pontos fracos na cadeia de processo do consumidor. “Ache oportunidades antes que outros a encontrem”, alertou.
Teixeira destacou a importância da redução de custo ao consumidor em cada etapa, seja em termos monetários, de tempo e de esforços. “Reduzir esses esforços é o que fará com que o cliente continue com a empresa”.