Projeto promoveu 76 encontros de negócios com compradores internacionais
São Paulo, 27 de julho de 2017 – O Projeto Comprador do Programa Electro-Electronic Brasil, realizado ontem, dia 26, durante a 29ª edição da FIEE – Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação, deve gerar R$ 17 milhões em negócios nos próximos 12 meses. Com a proposta de fomentar o comércio externo do setor eletroeletrônico, a iniciativa promoveu 76 encontros de negócios, com 22 empresas e sete compradores internacionais, provenientes de países, como Argentina, Chile, Colômbia e Equador.
Com a curadoria da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e da APEX-Brasil, a ação oferece a oportunidade de encontrar potenciais fornecedores, criar parcerias e aumentar o poder de negociação das empresas por meio de um relacionamento direto em reuniões direcionadas e estratégicas.
Este foi um dos fatores que levou o gerente de exportação da Sintex Indústria de Plásticos, Fábio Adriano Lehn, a participar da rodada de negócios. “A nossa empresa estava buscando a internacionalização e começamos a fazer isso sozinhos. No entanto, vimos que precisávamos de projetos que nos ajudassem a fomentar a comercialização e o Projeto Comprador vem ao encontro das nossas necessidades. É um formato excelente, pois podemos atender diferentes países sem sair do Brasil e a seleção das empresas compradoras é muito criteriosa, com demandas já direcionadas em cada reunião”, explica.
Para Raul Gonzalez, representante companhia elétrica argentina Edenor - Empresa Distribuidora e Comercializadora Norte S.A., com sede em Buenos Aires, os contatos feitos durante o Projeto Comprador vão trazer negociações futuras. “Esse projeto é muito importante para nós porque nos atualiza com as últimas tecnologias, justamente num período em que estamos trabalhando com uma tarifa muito delimitada e precisamos atualizar nossa cadeia de distribuição. Com certeza, teremos muitos efeitos positivos depois da FIEE e os contatos vão trazer boa contribuição para negócios futuros”, enfatiza.
“Foi uma experiência interessante e conheci fornecedores muito éticos e com muito conhecimento técnico sobre seu produto. No Brasil, há empresários competitivos que pode triunfar em outros países porque oferecem qualidade e ótimo custo benefício. Posso destacar também que a feira é muito organizada, com uma oferta grande de produtos para os diversos setores, principalmente energia e elétrica, com apresentação de muitas novidades tecnológicas”, relata o empresário José Luis Hidalgo Villa, do Equador.
Premium Club Plus
Além da Rodada de Negócio, uma das iniciativas da FIEE para fomentar as transações comerciais é o espaço Premium Club Plus, uma ação de relacionamento criada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado para atrair potenciais compradores à FIEE. Com uma infraestrutura diferenciada, o programa permite que os compradores tenham um acesso mais rápido ao evento, iniciem seus negócios com mais rapidez.
“Quando o comprador chega ao Premium Club Plus já é direcionado ao expositor que solicitou a sua presença no evento, otimizando o tempo e proporcionando reuniões de negócios com demandas direcionadas ao seu interesse”, explica o diretor da FIEE, Igor Tavares.
Além dos nomes indicados pelos expositores como clientes VIPs para o evento, a FIEE faz um trabalho exclusivo para identificar quem são os principais compradores de todos os setores de abrangência da feira.
“O projeto nos aproxima dos fornecedores certos. É um trabalho excelente de relacionamento porque já direciona para as necessidades que estamos procurando. No nosso caso, viemos em busca de fornecedores de componentes e softwares. O Premium Club facilitou a visita à FIEE e pudemos também retomar contatos com fornecedores que já trabalharam em parceria conosco”, afirma Carlos Leopoldo, gerente comercial da Volga, fabricante de painéis elétricos.
“Gostei muito do formato porque pude conversar com potenciais parceiros e já pensar em alguns projetos para os quais temos demanda em instrumentação e softwares. As reuniões foram excelentes, assim como toda infraestrutura oferecida no Premium Club para os compradores”, atesta Marcelo Perotoni, professor da UFABC – Universidade Federal do ABC e responsável pelo curso de telecomunicações.
A FIEE prossegue até a próxima sexta-feira, dia 28, no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda). O horário de funcionamento é das 13h às 20h.