Releases

ExpoAlumínio . segunda-feira, 17 de setembro de 2018
ExpoAlumínio reúne público altamente qualificado e dita tendências para o setor nos próximos anos

Em três dias, principal encontro da cadeia produtiva do alumínio confirma a importância do metal para a indústria mundial

 

 

O principal evento da cadeia do alumínio para a América Latina encerra sua 7ª edição com saldo positivo e se confirma como polo gerador de novos negócios do setor. Entre os dias 3 e 5 de setembro, a ExpoAlumínio – Exposição Internacional do Alumínio e 8º Congresso Internacional do Alumínio, realizados pela ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, reuniu no São Paulo Expo mais de 12 mil compradores, que puderam conferir as principais novidades e tecnologias de 140 marcas nacionais e internacionais, provenientes de países como Espanha, Canadá, China, Estados Unidos e Itália.

Segundo o vice-presidente executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octávio Pereira de Almeida, a ExpoAlumínio é uma vitrine tecnológica consolidada, que norteará o caminho a ser seguido pelo segmento nos próximos anos. E a qualificação do público foi essencial para o sucesso desta edição. “Recebemos compradores com grande conhecimento técnico, interessados em levar as mais modernas tecnologias para dentro de suas empresas. A ExpoAlumínio veio para mostrar que o alumínio ainda tem muito espaço para crescer no mercado devido às suas múltiplas aplicações e eficiência em diferentes segmentos da indústria. Acreditamos que o evento será o grande vetor de novos negócios para nossos expositores nos próximos meses”, afirma.

Com profundas reflexões e conteúdo de qualidade, o presidente-executivo da ABAL, Milton Rego, destaca que o 8º Congresso Internacional do Alumínio se mostrou o melhor espaço para a troca de experiências entre os agentes do segmento e atualização profissional. O evento contou com mais de 70 horas de conteúdo, 15 painéis com 72 papers e 60 keynote speakers, somando 132 apresentações. Com isso, o conteúdo do Congresso teve um incremento de 46% na programação em relação à última edição, realizada em 2016.

“Os diversos painéis que ocorreram ao longo dos três dias do evento indicaram as tendências e os principais drivers que devem guiar a indústria do alumínio nos próximos anos. Entre eles, sem dúvida, estão a inovação e a sustentabilidade”, acredita.

Com o tema “Tendências mundiais do alumínio e a inserção do Brasil nesse cenário” e sob a curadoria da ABAL, o Congresso tratou de temas ligados diretamente aos processos, produção e tecnologia, além de temáticas relevantes para o setor, que estão sendo discutidas mundialmente.

 “O 8º Congresso Internacional do Alumínio fortaleceu sua posição como uma referência no setor e como uma oportunidade estratégica para que relevantes profissionais pudessem participar de debates técnicos de altíssima qualidade com foco em melhores práticas na inovação, tendências tecnológicas, gestão, segurança operacional, usinagem, governança e qualificação”, enfatiza Kaísa Couto, gerente da área técnica da ABAL. 

Parceria inédita

Uma das novidades desta edição foi que, pela primeira vez, os eventos foram promovidos de forma simultânea ao 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, oferecendo a troca de experiências entre os profissionais do setor. “Sempre estamos empenhados em proporcionar aos nossos expositores um ambiente para a geração de novos negócios, conectando vendedores e compradores. Por isso, a união com a SAE BRASIL foi de extrema importância para que pudéssemos trazer os engenheiros automotivos para fazerem negócios. A sinergia entre os eventos foi muito positiva”, completa Leandro Lara, Diretor do Evento.

Segundo Milton Rego, os eventos mostraram sinergia e saíram ganhando. “O ramo automotivo trouxe a sua visão para a indústria do alumínio e vice-versa”, complementa o presidente da ABAL. 

Saldo positivo entre os expositores

Para a Novelis, participar de eventos grandiosos como a ExpoAlumínio, que unem os players mais importantes do mercado, possibilita debates com uma audiência qualificada sobre a importância do metal para o desenvolvimento de soluções sustentáveis para diversos segmentos da indústria. “Para os automóveis, oferecemos mais leveza e eficiência, garantindo alta resistência. E nessa edição do evento, em conjunto com a SAE, presenciamos e participamos de debates que revelam o quanto a indústria brasileira está atenta às movimentações do mercado e se preparando para as novas tecnologias”, enfatiza Augusto Nogueira, vice-presidente comercial da Novelis América do Sul.

Para Janaína Donas, diretora de Relações Governamentais e Comunicação da ALCOA,foi essencial a participação da empresa na edição deste ano para reforçar a marca ao mercado. “Viemos com uma abordagem mais focada no reforço da nossa marca, contar um pouco da nossa história e atuação, com foco na sustentabilidade. A empresa passou por um processo de mudança há dois anos e achamos muito importante trazermos esse novo posicionamento em termos de novos negócios, bem como mostrar a forma que estamos contribuindo para geração de valor e desenvolvimento da cadeia. A realização da ExpoAlumínio em parceria com o Congresso SAE BRASIL foi muito positiva, pois agregou um público qualificado aos dois eventos e atingimos nosso objetivo”, ressalta.

Para o vice-presidente executivo de Bauxita e Alumina da Hydro, John Thuestad, “a ExpoAlumínio promoveu maior integração entre os segmentos automotivo e da cadeia do alumínio, gerando negócios e networking para o contínuo desenvolvimento destes mercados em sinergia, com a ampliação do diálogo da iniciativa privada com autoridades estaduais e federais. A Hydro reforça seu compromisso para contribuir continuamente com o crescimento do setor de alumínio e do país como um todo por meio de investimentos, aperfeiçoamento de processos, pesquisa e desenvolvimento e por meio da busca pelo estado da arte em suas operações, além de garantir sua presença na próxima edição do evento, em 2020”, sinaliza.

De acordo com Fernando Varela, diretor de Negócios Transformados da CBA, é sempre um orgulho participar da ExpoAlumínio e uma excelente oportunidade de reforçar a parceria com os clientes com foco no mercado nacional. “É de extrema importância mostrar a força da indústria e como queremos atuar. Trabalhamos no conceito de uma empresa provedora de soluções e serviços, atuando nos mercados automotivo, de transporte e embalagens. Tendo essa proximidade e correlação, nada mais importante do que estarmos neste evento em conjunto com a SAE BRASIL, representando nossa relação com o mercado automotivo, que é grande parte da nossa estratégia”, diz.

Roberto Carlos Cunha, diretor comercial da ReciclaBR, ressalta que o evento atrai grandes empresas do mercado de alumínio do país em busca de novidades e novas parcerias. “É o momento de mostrarmos tudo que somos capazes de fazer e as possibilidades de negócios que podemos oferecer para o mercado. Avaliamos a edição como positiva, pois com a exposição da marcativemos muitas empresas visitando nosso estande e falando de negócios”, afirma.

Experiências e conteúdo

Além da oportunidade de geração de novos negócios, a ExpoAlumínio ofereceu aos compradores novas experiências em espaços como: a Casa do Alumínio, o Cluster Startup Inovação e Hub Tecnológico.

Com um projeto inédito, a “Casa do Alumínio – uma experiência de arquitetura, arte e design” apresentou ao público, na prática, as aplicações do metal no dia a dia. A iniciativa foi inaugurada no evento e os compradores puderam conhecer mais sobre arte e design, a história do metal e sua aplicação em transportes, embalagens, utilidades domésticas e construção civil.

Ao término da ExpoAlumínio, o projeto será realizado em outras cinco cidades: Alumínio e Pindamonhangaba, em São Paulo; Brasília no Distrito Federal; Belém do Pará e São Luís do Maranhão, entre os meses de outubro de 2018 e abril de 2019.

Já o Hub Tecnológico foi um palco onde as empresas puderam apresentar suas tecnologias, tirar dúvidas e ainda fazer networking. O espaço deu a oportunidade de interação com o público e prospecção de novos negócios em segmentos diferentes do que a empresa já atua.

No Cluster Startup Inovação, espaço dedicado para debate de tendências e desafios, foram apresentados projetos nas áreas de Inteligência Artificial, Manufatura Aditiva, Internet das Coisas, Big Data, Realidade Virtual, Economia Compartilhada, Realidade Aumentada e Inspeção Visual.

Sobre a ExpoAlumínio

A ExpoAlumínio integra a comunidade global de eventos Aluminium: um portfólio global de eventos do setor, que promove negócios e conteúdo para a indústria do alumínio e seus profissionais ao redor do mundo. O grupo conta com seis eventos que ocorrem em seis países diferentes. Ao todo, os eventos espalhados pelo mundo reúnem mais de 60 mil compradores e três mil expositores.

No Brasil, a ExpoAlumínio é realizada pela Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, também responsável pela curadoria do Congresso Internacional do Alumínio, e promovida pela Reed ExhibitionsAlcantara Machado.    

Sobre a ABAL

Fórum legítimo do setor, desde 1970, a Associação Brasileira do Alumínio defende os interesses das empresas que atuam diretamente ou dependem da indústria do alumínio. A entidade representa o setor junto ao governo e à sociedade, além de participar de fóruns e eventos relacionados aos negócios de seus associados. Mantém, ainda, parceria com federações e outras associações para ampliar o diálogo com toda a cadeia produtiva. Disseminadora de conhecimento, a ABAL responde pela elaboração das normas técnicas para processos e produtos da cadeia do alumínio, além de contribuir com a capacitação profissional por meio de cursos, palestras e seminários em diversas áreas. É missão da entidade tornar a indústria do alumínio mais sólida, forte e competitiva.   

Sobre a Reed ExhibitionsAlcantara Machado

A Reed Exhibitions é uma empresa líder mundial na organização de feiras e eventos com atuação em 38 países e 500 eventos distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.

No Brasil, organiza mais de 40 feiras em todo o território nacional entre eventos de negócios e voltados ao consumidor final. Anualmente recebe mais de 5 mil expositores e mais de 1 milhão de compradores em seus eventos.

A Reed Exhibitions Alcantara Machado está comprometida com o desenvolvimento dos mercados em que atua e com a geração de negócios a toda a cadeia.