Mais de 240 mil pessoas estiveram no Lollapalooza, festival de música realizado no início do mês em São Paulo, e foram expostas a diversos tipos de arte, entre elas o pôster comumente chamado de lambe-lambe, que ajudou a decorar o autódromo de Interlagos. A fabricação das 15 mil peças foi toda em serigrafia, técnica que oferece uma ampla gama de possibilidades.
A serigrafia, também conhecida como silk screen, é uma técnica de impressão direta, utilizada na transferência de imagens sobre inúmeros tipos de materiais, como: algodão, fibras sintéticas, metais, plásticos, vidro, cerâmica, e placas de circuito impresso, entre outros. O grande destaque da serigrafia é sua qualidade, durabilidade e baixo custo.
Nesse caso, se aplicou perfeitamente ao lambe-lambe, a arte de colar cartazes na rua que nasceu no final do século 19 com o advento da indústria de impressão em massa, o que possibilitou a criação de uma nova mídia: o pôster/cartaz. Mídia essa que possibilitou a disseminação da informação pela cidade por meio da colagem dos cartazes, o conteúdo desses variava de propagandas, eventos e até política.
Para Jeová Lourenço da Silva Júnior, da empresa Center Gráfica Salomão, que fabricou as peças, foi muito gratificante ver o seu trabalho sendo exposto em um evento tão grande e com tanta visibilidade. “Me senti muito feliz, foi uma sensação de trabalho reconhecido. Falo sempre que, quando fazemos o que amamos, tudo vale a pena. E eu amo serigrafia!”.
Ele acrescenta que para saber das novidades do mercado serigráfico e de áreas correlatas, visita anualmente a feira FuturePrint, que será realizada de 10 a 13 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, e visita o “Serigrafia em Ação”, espaço onde há minicursos e apresentações práticas com produção de materiais ao vivo. Este ano haverá ainda um estúdio em tempo real para entrevistas e cobertura das atrações durante o evento.