Ação faz parte do projeto "Adote uma Nascente", realizado em parceria entre a Starrett, a Prefeitura do município e o Condomínio Santo Antônio
Em parceria com a Prefeitura de Itu (SP), a Starrett promoveu no dia 26 de novembro o plantio de árvores no Condomínio Santo Antônio, contribuindo para o projeto “Adote uma Nascente”, que visa aumentar as áreas verdes no território ituano e, no caso dessa ação, preservar cinco nascentes ao redor do local em que as árvores foram plantadas.
A Comissão de Moradores do Condomínio Santo Antônio procurou a Starrett, solicitando o apoio, após a repercussão ao plantio de árvores, realizado no ano passado pela empresa, na Fazenda Santo Antônio.
O projeto é realizado no município desde 2017 por meio de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada a partir do reflorestamento das Áreas de Proteção Permanentes (APPs) em nascentes.
O síndico do Condomínio Santo Antônio, Lauro Natali, recebeu o Vice-Prefeito de Itu, Luciano Ribeiro, a Secretária do Meio Ambiente do município, Verônica Sabatino, o Diretor Industrial da Starrett, Cláudio Guarnieri, e o Engenheiro de Pesquisas e Desenvolvimento (P&D) da Starrett, Rodolfo Garcia, para a cerimônia de plantio das árvores. Moradores do condomínio presentes no evento também foram convidados a cultivar variedades pioneiras da Mata Atlântica em contribuição à causa.
De acordo com Guarnieri, fazer parte desse projeto é motivo de orgulho para a Starrett. “Um dos nossos pilares é a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade de forma geral. O que estamos fazendo agora se refletirá no futuro. Essa parceria com o poder público traz muitos frutos para Itu e nós da Starrett vamos continuar agindo para promover o desenvolvimento sustentável do município”.
Garcia corrobora com a visão do Diretor Industrial, acrescentando que as novas demandas da comunidade por produtos socioambientalmente corretos mudou a forma das empresas encararem seus negócios. “A Starrett busca sempre apoiar projetos que tragam benefícios para o meio ambiente e a sociedade na qual estamos inseridos. A implementação dessa agenda ESG é uma visão corporativa de longo prazo em prol do comprometimento com causas sociais e sustentáveis”.
Para Verônica Sabatino, essa ação contribui, também, para a melhora da questão hídrica em Itu. “Estamos, de fato, unindo Prefeitura, iniciativa privada e a sociedade, na forma dos moradores do condomínio, em prol da conservação da natureza. O plantio de árvores em áreas de nascente é uma importante ferramenta para ajudar na resolução das situações envolvendo a água no município, e nos colocamos como potenciais parceiros para o desenvolvimento de uma plataforma ambiental junto às empresas em prol da agenda ESG”.
A conscientização para as causas ambientais desde a infância é fundamental para que as gerações futuras desfrutem de um mundo mais sustentável, segundo Luciano Ribeiro. “As escolas vêm discutindo diariamente a questão da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente com seus alunos. Isso, aliado à crescente demanda da sociedade por ações em prol da natureza, intensificou o trabalho do município para contemplar essa causa”.
Segundo o síndico do condomínio que recebeu a ação de plantio de árvores, a união dos moradores com a parceria entre a Prefeitura e a Starrett é um reflexo dessa preocupação com as questões ambientais. “A ecologia e a integração entre o ser humano e a natureza é um dos assuntos mais discutidos atualmente. Aqui no condomínio isso não é diferente. Esse projeto é um grande aliado para a recuperação de nascentes, o que, inclusive, ajuda no abastecimento de água em Itu”, conclui Lauro Natali.
Esta edição do projeto “Adote uma Nascente” teve o plantio 200 árvores ao todo, que foram colocadas no solo pelos representantes da Starrett, da Prefeitura de Itu, do Condomínio Santo Antônio e por moradores e famílias que incentivaram a ação e participaram do evento.
Sobre a Starrett
A Starrett, uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo, teve início nos Estados Unidos, em 1880, quando Laroy S. Starrett inventou o esquadro combinado. No Brasil suas operações começaram em 1956. Hoje, a Starrett conta com fábricas nos Estados Unidos, China e em Itu, no Brasil. A empresa produz mais de cinco mil produtos, tais como lâminas de serras de fita para corte de metais, madeira e carne, ferramentas de precisão e instrumentos de medição. Os produtos Starrett são vendidos em mais de 100 países por meio de uma rede de distribuidores atendendo a uma variada gama de segmentos que vai desde ferramentas para a indústria automobilística, aviação, marinha, até equipamentos agrícolas, ferramentas para trabalhos manuais (faça você mesmo!) para construtores, carpinteiros, encanadores, eletricistas etc.
Mais informações, acesse: www.starrett.com.br