Com uma visão a longo prazo e o trabalho multidisciplinar de dez Conselhos envolvidos, iniciativa é idealizada pelo Movimento Todos a Uma Só Voz, com apoio da ABMRA
Com o objetivo de posicionar e fortalecer a imagem do agronegócio nacional, construindo uma identidade de comunicação junto aos diversos setores da sociedade, o Movimento Todos a Uma Só Voz, com a curadoria e mentoria da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), está desenvolvendo o projeto inédito “Marca Agro Brasil”. Em fase de planejamento, o início da implantação do projeto está previsto para o primeiro semestre de 2023.
A estratégia e o planejamento do projeto partem de um diagnóstico gerado pela pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa o Brasileiro”, também idealizada pelo Movimento. A pesquisa envolveu uma amostra nacional com 4.215 pessoas que representam todos os estratos e perfis da sociedade brasileira. O questionário foi aplicado em 2022.
O resultado da pesquisa forneceu alguns insights. Sabe-se, por exemplo, por meio da coleta das informações obtidas, que “7 a cada 10 brasileiros têm uma atitude positiva em relação ao Agro”. Por outro lado, a pesquisa também trouxe sinais de alertas: 51% dos entrevistados, com idade entre 15 e 29 anos, são propensos a boicotarem o Agro – um universo representado por 47 milhões de pessoas.
“Os jovens de hoje serão os consumidores e líderes do amanhã. Neste sentido, é necessário um projeto consistente que posicione corretamente o Agro”, avalia o idealizador e mentor do Movimento, Ricardo Nicodemos.
Para Nicodemos, o brasileiro ainda não conhece as conquistas e o quanto o Agro torna melhor a vida de todos. “Precisamos contar essa história. É por meio desta premissa que surge a necessidade da construção da Marca Agro Brasil”, afirma.
Visão multidisciplinar de Conselhos
Além dos dados da pesquisa, as estratégias do planejamento do projeto “Marca Agro Brasil” passam por uma visão multidisciplinar de aproximadamente 95 profissionais especializados, divididos em dez Conselhos, que atuam no setor e em outros segmentos, como comunicação, pesquisa, indústrias, associações e varejo.
Nicodemos explica que a iniciativa contemplará ações e campanhas que aproximem, por intermédio do conhecimento, a população do agronegócio, a fim de despertar o reconhecimento dos brasileiros pelos produtores e pelo setor.
“É uma visão de longo prazo inspirada no próprio campo, em que há culturas, como a maçã ou a uva, por exemplo, que podem demorar até três anos para serem colhidas”, explica.
Eixos estratégicos
Para guiar as abordagens no decorrer do projeto, foram listados diversos eixos estratégicos - uma compilação de temas e frentes de trabalho considerados relevantes, que serão esmiuçados e transformados em uma “biblioteca” de conteúdos. Entre as sugestões temáticas estão a valorização do produtor rural, empregabilidade, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), sustentabilidade, defensivos agrícolas, entre outros. Nesta fase, os Conselhos estão trabalhando na definição de seis eixos estratégicos que serão as bases de todas as ações.
“Levaremos informações baseadas na ciência e em fatos, por meio de diferentes formatos, considerando os tipos de público – crianças, jovens e adultos – e os meios utilizados, como atividades escolares, redes sociais, entre outros. Mostraremos para os brasileiros que o Agro é feito de pessoas e famílias que estão no campo, trabalhando para prover tudo o que alimenta as nossas famílias, aqui na cidade grande”, finaliza Nicodemos.
Sobre o Todos a Uma Só Voz
Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, conta com a ajuda de diversas associações, empresas e profissionais que trabalham unidos em prol de gerar e disseminar conhecimentos de boa qualidade e estimular a empatia da população urbana pelo campo e pelos produtores e produtoras.
O Movimento tem o apoio institucional da ESALQ/USP, FUNDAÇÃO DOM CABRAL, ABAG, ABAGRP, ABCC, ABIARROZ, ABIEC, ABISOLO, ABITRIGO, ABMRA, ABPA, ABRAFRUTAS, ABRALEITE, ABRASEL, AGRITECH – UFLA, AGROLIGADAS, AGROLINE, AGRORESET, AIPC, AMA BRASIL, ANDA, ANDAV, APROSOJA-RO, ASBRAM, CAPITALISMO CONSCIENTE, CECAFÉ, CESB, CIA DE ESTÁGIO, CICARNE, CONGRESSO DAS MULHERES, CROPLIFE, DE OLHO NO MATERIAL ESCOLAR, FENEP, IBA, IBRAHORT, LIGA DO AGRO, MULHERES DO BRASIL – COMITÊ AGRONEGÓCIOS, PECEGE, SAE BRASIL, SINDAN, SINDIRAÇÕES, SISTEMA OCB, SNA, YAMI 2022. Conta com o apoio comercial das empresas Attuale Comunicação, Coelho&Morello, Companhia de Estágios, Lamarca, RCom Eventos, RV Mondel, TrahLahLah.