Expansão da planta fabril e novos investimentos reforçaram a participação da empresa na agricultura regenerativa e no setor de bioinsumos
A busca por produção de alimentos mais saudáveis e sustentáveis tem destacado a agricultura regenerativa e o uso de biossoluções como grandes aliados no campo. Nesse sentido, a Gênica, empresa brasileira especializada em biosinsumos, apresentou um crescimento de 110% em seu faturamento em 2022 em relação ao ano anterior, expandindo também sua estrutura física em 80% e ampliando sua capacidade de produção e armazenamento de soluções.
"Estamos vendo um crescimento significativo no segmento de bioinsumos nos últimos anos. Esses insumos biológicos têm se mostrado uma opção viável e eficaz para os produtores que estão buscando soluções que reduzam o impacto ambiental e aumentem a produtividade. E apresentar um crescimento de mais de 100% é uma garantia de que estamos trilhando o caminho certo em direção à expansão da agricultura regenerativa no Brasil e fora dele também”, descreve o CEO da Gênica, Marcos Petean.
Uma consequência desse resultado foi a ampliação da área física da empresa, localizada estrategicamente no AgTech Valley de Piracicaba. “Estamos em um ecossistema focado em inovações e novas tecnologias para o agronegócio. Acompanhando o aumento na demanda do mercado em que atuamos, avançamos no fortalecimento e expansão de nossas entregas com soluções de qualidade aos agricultores. Por isso, ampliamos em 80% a planta fabril destinada à produção e armazenamento em nossa estrutura”, explica Petean.
Além disso, as operações da companhia, criadas em 2015, expandiram a fronteira do país e, no último ano, chegaram ao Paraguai para somar à atividade agrícola da nação vizinha. “Levar nosso portfólio de soluções para os produtores paraguaios foi um movimento natural para acompanhar o rápido e intenso processo de expansão da Gênica, marcando o início da nossa jornada internacional pelo desenvolvimento sustentável”, reforça.
Reflexos para o agricultor
Segundo o CEO da Gênica, os produtores rurais estão colhendo os frutos da expansão da empresa, que disponibilizou sete novos produtos ao longo de 2022. "Todo o trabalho realizado na companhia, desde a pesquisa, testes, avaliação e produção, tem como foco as necessidades do agricultor que busca produzir com qualidade e de forma sustentável e regenerativa. Por isso, prezamos por mantê-lo sempre atualizado com novidades em nosso portfólio", explica o executivo.
"Dois dos lançamentos da Gênica no ano passado deram início a uma nova unidade de negócios na empresa: as plantas de cobertura. 'Além de fornecermos bioinsumos para a produção, iniciamos a atuação no mercado de plantas de cobertura, que são muito importantes para a regeneração e conservação dos solos durante o período de entressafra. Com essa operação, damos mais um importante passo no sentido de sermos a principal plataforma de soluções regenerativas do país', ressalta o CEO da Gênica."
Pesquisa e desenvolvimento
Um dos principais pilares da Gênica é a pesquisa e desenvolvimento de novas soluções. Por isso, 7% da receita obtida pela empresa em 2022 foi destinada a essa área, fator que possibilitou a entrada das novas soluções para agricultura regenerativa no mercado ao longo do último ano.
A expansão comercial da empresa também foi um dos destaques de 2022, trazendo resultados positivos em relação à área tratada com bioinsumos comercializados pela companhia, alcançando a marca de 4,7 milhões de hectares.
"Quando o produtor adquire uma solução da Gênica, ele está investindo não somente na sua lavoura, mas também nas tecnologias que estarão no mercado futuramente, desenvolvidas pelos profissionais de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Portanto, o maior reflexo do crescimento da companhia para o produtor é poder ampliar os investimentos em capacidade industrial, qualidade e, principalmente, inovação", afirma o CEO.
Para impulsionar o crescimento da empresa, no último ano a Gênica recebeu o investimento de um novo e importante sócio: a Mosaic Fertilizantes, que chegou para contribuir com sua visão ampla e estratégica do agronegócio no mundo. Nesta rodada, também participaram os já sócios Nitro e SP Ventures. "Ter a presença dessas empresas no quadro de investidores da Gênica, além de indicar que estamos no caminho certo, nos dá segurança para seguir desenvolvendo e levando ao mercado tecnologias inovadoras que mudam o negócio do agricultor ", finaliza.
Sobre a Gênica
Fundada no ano de 2015, a Gênica é uma indústria de bioinsumos focada em resultados, qualidade e inovação. Sediada em Piracicaba (SP), a empresa nasceu no Agtech Valley, com a proposta de ser um centro de inovação de biotecnologia, que propõe soluções que vão impactar positivamente diversas gerações.
Em seu portfólio, a Gênica oferece soluções regenerativas que desempenham um importante papel na construção de sistemas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.