Somente nos três primeiros meses de uso da tecnologia da Lely, a produção diária de leite por animal passou de 22 para 33 litros, em média
De acordo com dados do IBGE, em 2021, a produção leiteira no Brasil foi de aproximadamente 35,30 bilhões de litros. No mesmo período, Santa Catarina registrou aumento de 0,78%, passando a ocupar a quarta posição no ranking nacional, com uma produção de mais de 3 bilhões de litros no ano – e o crescimento dos investimentos em tecnologia dentro da porteira é, provavelmente, um ponto importante na influência desses números.
Com a propriedade localizada na comunidade Linha Consoladora, no município de Seara (SC), Fabiano Mariani conta que a história da família na pecuária de leite começou em 1987, por meio de sua mãe. Com uma gestão totalmente familiar, a fazenda recebeu o primeiro robô de ordenha automatizada da Lely, empresa referência mundial em automação para o setor, no começo deste ano e, apesar dos poucos meses de uso, os resultados já foram expressivos. “Para se ter uma ideia, somente nos três primeiros meses, passamos de aproximadamente 22 litros de produção média diária por animal, para 33 litros. Além disso, tivemos uma mudança muito boa na nossa rotina, com mais tempo. Brinco que esse ano tive o melhor inverno de todos, sem precisar levantar cedinho, no frio, para ir ordenhar os animais”, comenta.
“O investimento em automação dentro da cadeia de leite, sobretudo nas propriedades, propicia uma gestão mais abrangente devido ao maior tempo dedicado a avaliação e dados gerados; consequente aumento da produtividade; auxilia nas questões financeiras e de saúde e bem-estar animal, e proporciona uma nova realidade na rotina de trabalho, com mais flexibilidade e tempo. Após a transição para a ordenha robotizada, oportunidades para focar em outras áreas importantes do negócio são criadas, como manejo reprodutivo, cria e recria de novilhas, entre outros”, explica o gerente de estratégia da Lely, João Vicente Pedreira.
Em relação ao período de adaptação com o robô, Mariani conta que, no início, sentiu certo receio devido as várias etapas de aprendizados com a introdução do sistema. Mas, com todo o suporte oferecido pela Lely, em pouco tempo, tanto os animais, como ele e sua família, já haviam se adaptado com o novo cenário.
“Durante cerca de três dias os técnicos da Lely estiveram, presencialmente, aqui com a gente, mostrando todo o funcionamento do robô, tirando dúvidas, passando dicas e auxiliando em cada parte dos processos. Além disso, também nos passaram muito conhecimento sobre a parte do manejo nutricional e como fazer as leituras a respeito da saúde dos animais. Foi realmente muito bom”, conclui.
“Mais do que garantir o perfeito funcionamento dos nossos equipamentos, nos preocupamos com os resultados de nossos clientes e o total aproveitamento da tecnologia. Por isso, oferecemos o Suporte ao Manejo da Fazenda (Farm Management Support - FMS), em que profissionais com experiência em consultoria nas mais diversas áreas da produção leiteira trazem soluções aos produtores que utilizam os robôs”, ressalta Loimar Lorenzetti, gerente do Lely Center Lorenzetti, distribuidor que atende a propriedade de Fabiano.
“Nossa equipe garante o suporte mesmo após o completo funcionamento do equipamento, auxiliando, inclusive, no alcance das metas de cada fazenda. Passamos a monitorar o progresso dos números por meio das ferramentas de acesso remoto disponíveis, além de visitas regulares às propriedades para entender melhor cada realidade e suas necessidades”, finaliza o gerente.
Sobre a Lely
A Lely, fundada em 1948, direciona todos seus esforços para a criação de um futuro sustentável, lucrativo e agradável na fazenda. Focada nas vacas, a empresa desenvolveu robôs profissionais e sistemas de dados que aumentam o bem-estar, flexibilidade e a produção diária dos animais na fazenda.Por mais de 25 anos, a Lely tem liderado as vendas e serviços no segmento de automação na produção leiteira, ajudando no sucesso diário dos produtores ao redor do mundo. Diariamente, a Lely inspira seus funcionários a oferecerem aos seus clientes soluções inovadoras e a construírem uma parceira de confiança de longo prazo, através de orientações e suporte. Com sua sede na Holanda e uma rede mundial de Lely Centers dedicadas localmente para serviços de vendas e suporte personalizados, o grupo Lely está presente em mais de 45 países e emprega mais de 1.600 pessoas. Para mais informações acesse: https://www.lely.com/br/
Siga a Lely nas redes sociaishttps://www.facebook.com/LelynoBrasil/ Instagram: https://www.instagram.com/lely_brasil/
Facebook: