Ao longo dos anos, empresa "aterro zero" adotou medidas para uma destinação adequada de alimentos, EPIs e materiais recicláveis
Uma das principais preocupações das indústrias atualmente é a destinação dos descartes gerados no dia a dia fabril, seguindo uma agenda de preservação do meio ambiente. Ações com objetivo de reduzir o impacto ambiental têm sido um caminho para cumprir esse propósito, e a Starrett, uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo, é uma das empresas “aterro zero”, tendo adotado medidas para não mais descartar resíduos em aterros industriais.
Esse processo na empresa, localizada em Itu (SP), teve início em 2014, com o começo de um planejamento para rever a destinação de resíduos (orgânicos, recicláveis e equipamentos de proteção individual usados), anteriormente compactados juntos e direcionados a aterros industriais de outra cidade da região.
“O olhar para o futuro é um dos pilares da Starrett, seja no desenvolvimento de produtos ou na preocupação com as próximas gerações que viverão no planeta. Nesse sentido, reavaliar nossos métodos de descarte de resíduos foi uma importante ação para uma contribuição mais positiva da empresa em relação à preservação do meio ambiente”, pontua o técnico de Segurança do Trabalho da Starrett, Guilherme Villar.
Dessa forma, a partir de 2016, após uma mudança na cultura da empresa e nos hábitos de separação de resíduos, o processo de destinação desses descartes passou a ter alterações, sendo otimizado para concentrar as atividades apenas em Itu.
“O principal parceiro dessa iniciativa foi a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu (Comarei). A aliança existe desde 2014, mas em 2016, com a readequação dos processos de descarte da Starrett, ela se intensificou, principalmente no que se refere aos resíduos orgânicos e aos equipamentos de proteção”, explica o profissional. A partir do início desse processo, aproximadamente 184 toneladas de materiais foram descartadas para a cooperativa.
Os alimentos são um exemplo desse processo. Eles partem do refeitório da empresa e passam por uma compostagem, sendo armazenados em câmara fria e, posteriormente, convertidos em adubo orgânico. Desde 2016, mais de 215 toneladas de resíduos alimentícios foram descartadas adequadamente.
Alinhamento com objetivos da ONU
Como todos os resíduos, atualmente, têm destinações corretas que não envolvem aterro industrial, a empresa segue as diretrizes de dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O primeiro deles é o de trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), que engloba práticas sustentáveis para a evolução dos resultados financeiros produzidos por uma companhia, de forma a dissociá-la da degradação ambiental.
O ODS 12, de consumo e produção responsáveis, é o próximo objetivo contemplado. Ações sustentáveis e de manejo ambientalmente saudável dos resíduos, como o descarte adequado sem envolver aterros, são as premissas desse propósito.
“O futuro está em nossas mãos. Os objetivos da ONU são importantes referências para a preservação do planeta e de seus recursos, aliando o progresso econômico ao das ações em prol da sustentabilidade”, avalia Villar.
Próximos passos
As medidas para o descarte adequado para conquistar a marca “aterro zero” estão alinhadas com a demanda de uma menor geração de resíduos, um movimento que permeia a agenda ESG das indústrias empresas de forma geral.
“A meta para os próximos anos é diminuir a quantidade de resíduos produzidos em ambiente fabril. Por meio da otimização de processos, recursos e emprego de tecnologia, esperamos reduzir cada vez mais essa emissão e seguir com a destinação correta desses materiais, causando um impacto positivo à comunidade local e, num contexto maior, ao nosso planeta”, finaliza.
Sobre a Starrett
A Starrett, uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo, tem mais de 140 anos de expertise no desenvolvimento de produtos, oferecendo soluções em corte e medição para segmentos como indústria automobilística, aviação, marinha, até equipamentos agrícolas, ferramentas para trabalhos manuais, também sendo destinados para construtores, carpinteiros, encanadores, eletricistas etc. Com fábricas localizadas nos principais polos econômicos do mundo, Estados Unidos, China e Brasil, na cidade de Itu (SP), mais de 100 países recebem as ferramentas produzidas pela empresa, por meio de uma rede de distribuidores preparada para atender seus clientes com precisão, qualidade e inovação. Para mais informações acesse: https://institucional.starrett.com.br/.
Siga a Starrett nas redes sociais
Facebook: /starrett.br
Instagram: @starrett_brasil
LinkedIn: /starrettbrasil