O Território da Carne (TC), empresa de educação com foco em geração de negócios na cadeia de proteína bovina, apresenta na Expomeat 2024 o seminário “Por um mundo com mais açougues do que farmácias”, o espaço cenográfico “Futuro Açougue” e um ambiente de negócios que une varejistas e empresas do segmento.
Com 10 palestras divididas entre os três dias de evento, o seminário tem como objetivo destacar como o setor pode aumentar a saúde do negócio e expandir os lucros dos estabelecimentos.
Como explica a CEO do Território da Carne, Andrea Mesquita, o varejo evoluiu, assim como a maneira de comercializar produtos e isso reflete a mudança no comportamento do consumidor. “Embora alguns afirmem que o varejo está em declínio, o que está por trás do crescimento do número de farmácias em contraste com a diminuição do número de açougues em operação? Ao longo dos próximos três dias, buscaremos responder a essas e outras questões, com a colaboração de profissionais renomados e a interação do público presente”, explica a profissional.
Ela destaca que dados do Conselho Federal de Farmácias (CFF) apontam um crescimento de 63% em 20 anos, em comparação com 55 mil farmácias existentes em 2003. Por outro lado, segundo informações da Receita Federal, em 2024, foram registrados 68,9 mil estabelecimentos ativos do comércio varejista de carnes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada cinco instituições declarou falência em menos de um ano em operação e mais de 70% dos empreendimentos fecharam as portas com menos de dez anos de atividade.
O açougue do futuro
Alinhada a essa visão e atenta à importância da infraestrutura dos açougues, o Território da Carne também preparou um espaço cenográfico com itens que todo empresário do ramo precisa conhecer: o “Futuro Açougue”. O ambiente reúne novidades e tendências, como fatiadora de peito de frango, hamburgueira e balança à prova d’água.
“A atração, com mais de 25 parceiros, foi pensada cuidadosamente para reunir diferentes empresas e abordar pontos que impactam diretamente na economia do varejista, oferecendo o que há de melhor para o setor”, ressalta Andrea.
Os visitantes desse espaço têm a oportunidade de conhecer detalhes do que se espera em uma loja no varejo de carnes, como carnes cuidadosamente porcionadas, identificadas e embaladas a vácuo, o que garante maior conveniência ao consumidor, além do maior prazo de validade, impactando diretamente na redução das perdas. As carnes estão posicionadas nos expositores verticais e devidamente identificadas conforme suas categorias, um grande diferencial em açougues, porém já bastante comum em farmácias.
Ponto de muita relevância nos projetos que o TC coordena Brasil afora é o “aquário” – área que, na Expomeat, representa cenograficamente uma sala de vidro com temperatura e acesso controlados, a fim de trazer o
máximo em segurança do alimento. Neste mesmo espaço de vidro também é possível conferir equipamentos inovadores para açougue, como a fatiadora de peito de frango e a hamburgueira, da PRIX, representados pela empresa Oficina das Balanças, aliados que prometem reduzir a necessidade de mão de obra.
No açougue cenográfico construído pelo TC e seus parceiros na Expomeat o público também pode conferir um modelo de equipamento para higienização de bandejas plásticas, grelhas, entre outros comumente usados no açougue convencional, com alta eficiência, otimização de produtos de limpeza e de mão de obra. “Pensamos cuidadosamente em trazer parceiros e abordar pontos que impactam diretamente na economia para o varejista. Sabemos que isso tem grande importância na permanência de cada um deles na atividade” explica a CEO do Território da Carne, Andrea Mesquita.
Três espaços estratégicos na Expomeat
Para potencializar o desempenho dos profissionais do setor, além da área de palestras e do açougue modelo, o Território da Carne também disponibiliza um espaço de negócios, que conta com a participação das empresas Alba Beef, Frigorifico Rio Maria, Divina Valle, Grupo Esteio Pecuária, Imperador Carnes e Joel Carnes.
De acordo com Andrea, existem muitos varejistas que não entendem a importância de realizar uma análise minuciosa de todos os pontos que influenciam a rentabilidade e lucratividade do empreendimento. Por isso, essas atrações, pensadas estrategicamente, oferecem conhecimentos para que eles possam aplicar em suas lojas os processos que os auxiliarão no dia a dia do mercado.
“Juntos, mostraremos como os negócios podem prosperar, dando atenção para a gestão, operação e vendas”, finaliza.
PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO "POR UM MUNDO COM MAIS AÇOUGUES DO QUE FARMÁCIAS"
24 de setembro
Painel 1 – Açougue 4.0: Otimize a produção
° 14h40: Como fazer gestão de estoque usando a integração balança-etiqueta-software Lucas Canovas- especialista em Manutenção de Instrumentos de Pesagens e Automação Comercial. Fundador da Oficina das Balanças e diretor Comercial da Inova Sistemas
° 15h40: Novas tecnologias para otimizar as operações de cortes de carne no varejo Ronaldo Montezuma - médico-veterinário, Mestre em Engenharia de Alimentos e diretor da Bionov Bioprodutos.
° 16h40: “Oscilação de temperatura: como eliminar o grande inimigo do varejo de carnes?” Anthony Gaspar Talon - engenheiro mecânico e diretor na Datalon.
° 17h40: Mesa-redonda – Carcaça x caixaria: pontos fortes e fracos no dia a dia da operação de açougue Participantes: Joel Fragoso, proprietário da Joel Carnes, e Andrea Mesquita, fundadora do Território da Carne
25 de setembro
Painel 2 – Açougue 4.0: Reduza os custos
° 14h40: Impactos da reforma tributária no setor de carnes: Oportunidades e desafios para maximizar os lucros Kalliop Lima - advogada tributarista e fundadora da Kalliop Lima Advocacia
° 16h: O segredo por trás do mercado farma que está transformando o varejo de carnes brasileiro Andrea Mesquita - fundadora do Território da Carne
° 17h40: Vendo e não vejo a cor do dinheiro – O que está acontecendo? Matheus Freitas - sócio-diretor da PerFreitas Gestão Administrativa e Financeira
26 de setembro
Painel 3 – Venda mais e melhor
° 14h40: Regularização de produção em açougue: como conseguir o desejado selo de inspeção e qual seu impacto nas vendas? Guilherme Fortes - especialista em certificação sanitária em órgãos fiscalizadores e fundador da Fortes Projetos.
° O futuro dos meios de pagamento no varejo: como ganhar mais sem vender mais Pablo Klein - especialista em soluções inovadoras de meios pagamentos e fundador da Primefy
° 17h30: Mesa-redonda – Características de lojas que potencializam as vendas: um passeio pelo açougue modelo
Participantes: Joel Fragoso, proprietário da Joel Carnes, e Andrea Mesquita, fundadora do Território da Carne
Sobre o Território da Carne
Fundada pela zootecnista Andrea Mesquita, a Startup com foco em geração de negócios dentro da cadeia de proteína bovina através da educação, Território da Carne nasceu com o principal propósito de reduzir as perdas deste importante alimento principalmente dentro, mas também fora dos açougues. Seu objetivo é auxiliar na forma como é feita a administração do comércio, nas avaliações de qualidade do produto, na capacitação do time, no posicionamento digital, bem como na escolha de fornecedores certos, auxiliando nas decisões de compra do empresário, entre outros aspectos importantes dentro do negócio.
Já passaram pelo ecossistema da empresa centenas de proprietários, gestores, empreendedores, administradores, gerentes de serviço, consultores e empreendedores do varejo, indústria e do campo que atingiram melhores resultados através de metodologias próprias, elaboradas pela empresária.
Sua frente de trabalho está baseada em quatro pilares: Compreensão da Cadeia, Aumento da Eficiência, Consumo + Consciente e Busca por Excelência. Mais informações:
https://www.oterritoriodacarne.com.br/
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