O encontro será o maior em números de participantes, empresas, visitantes e negócios. O bom momento do setor e a instalação de novas plataformas na bacia santista atraem empresas e investimentos
São Paulo, março de 2014 - O principal encontro de negócios da Bacia de Santos - Santos Offshore, que ocorre no início de abril, também será o maior do setor já realizado em solo paulista. A sétima edição da feira reunirá grandes companhias, como Petrobras e Saipem, e pequenos e médios fornecedores de equipamentos e serviços que disputam uma fatia deste mercado que não para de crescer na região.
Entre os dias 8 e 11 de abril, o Mendes Convention Center, em Santos (SP), deverá reunir mais de 18 mil pessoas e movimentar, somente com Rodadas de Negócios, mais de R$ 110 milhões, segundo os organizadores do encontro. “Os últimos espaços disponíveis para expor no evento estão sendo muito disputados, pois esta é a grande oportunidade para as empresas fornecedoras de bens e serviços ganharem mais visibilidade no mercado da Bacia de Santos”, afirma o Diretor de Energia da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Igor Tavares.
Tavares ressalta que esta grande movimentação que vem ocorrendo nos municípios da Baixada Santista e nas empresas que produzem equipamentos e serviços offshore se reflete no evento, promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, porque as plataformas de extração das bacias partilhadas em leilões ocorridos entre 2013 e 2014, mesmo que ainda não estejam em operação, já estão sendo construídas e testadas, mobilizando toda uma indústria offshore.
“Para que uma plataforma possa operar, são exigidos equipamentos que, somados, ultrapassam 35 mil itens. É uma demanda que para ser suprida exige a instalação de muitas empresas na região”, afirma Tavares. “Somente a Petrobras, que estará no evento, apresentando seus projetos e conhecendo fornecedores, montará 22 plataformas na Bacia de Santos até 2020”, completa o Diretor da Reed.
Rodada de Negócios
Durante a Santos Offshore ocorrerão Rodadas de Negócios promovidas pelo Competro, Ciesp/Fiesp e Sebrae-SP, que utilizarão a metodologia da ONIP - Organização Nacional da Indústria do Petróleo, e que devem movimentar mais de R$ 110 milhões, segundo a organização do evento.
Para o superintendente da ONIP, Alfredo Renault, o momento em que vive o mercado petrolífero é muito promissor e por esta razão os números que serão movimentados durante o evento devem surpreender. “Este é um segmento que impulsiona o país. A Bacia de Santos tem um papel crescente neste setor, e a Santos Offshore tem tudo para crescer junto com este segmento. O papel da ONIP neste momento é atrair mais fornecedores e consolidar muitos outros neste mercado”, declarou Renault.
Conferências
Também durante o evento, os participantes poderão participar, gratuitamente, das confrências que serão promovidas sobre diversos temas da cadeia do pré-sal. Realizados pelo IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, organização responsável por fomentar debates de grandes temas do setor e que pela primeira vez participa também na organização e promoção da Santos Offshore, as Conferencias serão divididas em três grades centrais: Executiva, Técnica e Comercial.
“Serão três dias bastante interessantes e as pessoas poderão entender o que é a Bacia de Santos e ter um entendimento mais claro do tamanho do desafio do pré-sal, da dimensão deste projeto e das oportunidades que tudo isso vai gerar para uma séria de empresas, fabricantes e fornecedores de bens e serviços”, comenta o Secretário Geral do IBP, Milton Costa Filho.
09/04 - Grade Executiva
- Painel: Os esforços de ampliação de compras locais das empresas de Exploração & Produção
- Painel: Apoio para fornecedores do setor de Petróleo & Gás
- Palestra: Petrobras – Construindo o Futuro da Bacia de Santos
10/04 - Grade Técnica
- Painel: Desenvolvimento de Fornecedores para o setor de Petróleo & Gás
- Painel: Tecnologia Subsea e Engenharia Submarina
- Painel: Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo & Gás
11/04 - Grade Comercial
- Painel: Oportunidades para a indústria do Pré-Sal*
Estudantes
Segundo levantamentos realizados pelo SENAI, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, até 2015 cerca de 46 mil novas vagas de empregos devem ser geradas no setor de petróleo e gás. Os dados da instituição apontam que mais de 80% dessas vagas serão para níveis técnicos e para profissionais com formação secundária. Em razão desta demanda, já esperada pelos organizadores, a feira conta com credenciamento separado para estudantes e parceiros que focarão neste público, como universidades.
Toda esta procura por mais informações e oportunidades de trabalho no setor, segundo Tavares, gerou uma procura muito grande de interessados em participar da 7ª edição do evento. “O momento trará oportunidades para os mais jovens e para os mais experientes, em todas as fases da cadeia do petróleo e gás, passando pelas geociências, exploração, desenvolvimento e projetos, até chegar à produção”, afirma. Segundo ele, algumas profissões devem ser bastante promissoras para este e os próximos anos, como gerente de operações de logística para a indústria offshore, engenheiro especializado em óleo e gás e engenheiro naval para a indústria offshore.
Santos Offshore
A Santos Offshore é realizada é pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e pelo IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo Gás e Biocombustíveis e passou a fazer parte da rota dos principais eventos internacionais e da agenda de empresários e grandes compradores internacionais do setor. A Santos Offshore faz parte do núcleo de Energia da Reed Exhibitions em todo o mundo, que compõem eventos como o World Future Energy Summit (Abu Dhabi – Emirados Árabes), Brasil Offshore (Macaé – Rio de Janeiro) e SPE Offshore Europe (Aberdeen – Escócia).
Santos Offshore
Data: 08 a 11 de abril de 2014
Local: Mendes Convention Center – Santos (SP)
Horário: de terça à quinta das 14h às 21h e sexta das 13h às 19h
www.santosoffshore.com.br