No 10° Seminário de Mecanização e produção de cana-de-açúcar, realizado em Ribeirão Preto no final de março, as empresas Servspray, pioneira na fabricação de pulverizadores automotrizes no Brasil e a Sermag, especialista há 30 anos em implementos para cana, apresentaram a Tropicana, primeira plantadora automotriz de cana picada do mundo.
Na apresentação “Resultados operacionais na utilização de plantadora de cana automotriz”, o gerente de vendas da Servspray, Cristiano Barbosa e o diretor comercial e de marketing da Sermag, Vandir Leonel de Castro explanaram primeiramente sobre as vantagens do plantio mecanizado de cana. “O plantio mecanizado mantém a umidade do solo por mais tempo, representa um aumento da produtividade e se reflete em diminuição do uso de mão-de-obra menos qualificada para uma melhor, dando a oportunidade para que trabalhadores melhorem suas condições de trabalho”, explica Castro.
“A Tropicana nasceu da união do know-how do mercado de cana-de-açúcar da Sermag com a tecnologia automotriz da Servspray. A máquina possui um chassi monobloco, o que facilita a dirigibilidade, resulta em menos gastos com manutenção, economia de quase 50% de combustível em relação a plantadeiras tracionadas, qualidade do plantio com maior integridade das gemas, controle na vazão de insumos como inseticidas, fertilizantes e mudas, precisão nos dados do GPS e garantia de paralelismo entre os sulcos já que não há efeito vagão e a carreta não escorrega pois a tração está sobre a máquina”, explica Barbosa. A máquina possui piloto automático opcional
A Tropicana possui também duas esteiras que garantem uma distribuição mais homogênea e integridade das gemas. “Com as duas esteiras há um menor consumo de mudas ton/ha (toletes) com distribuição homogênea e menor índice de ‘embuchamento’. Além disso, mesmo com a muda de cana em condição desfavorável, a uniformidade é garantida”, acrescenta o gerente de vendas da Servspray.
A agricultura de precisão está presente na máquina, que controla a vazão de três produtos simultaneamente e está ligado com o DGPS (fertilizante, inseticida e cana-de-açúcar). O sistema grava todos os dados em um cartão de memória com capacidade para 100ha, que serve para a elaboração de mapas e gráficos de toda a aplicação, com possibilidade de aplicação da TVV (taxa vazão variável).
Dados:
DIMENSÕES:
Comprimento Total: 10m
Largura Total: 3,50m
Altura Total: 4,10m
Bitola: 3,00m
Distância entre eixos tração: 4,70m
Motor MWM S10 6T 180 HP
Baixa rotação (1800 RPM);
Menor consumo de combustível (10 a 12 l/h);
Transmissão Hidrostática 6x6
2 bombas de fluxo e deslocamento variável;
6 motores de velocidade variável;
6 redutores planetários com freios estáticos
Suspensão pneumática ativa
6 molas pneumáticas;
6 amortecedores;
6 válvulas de nivelamento
Eletrônica embarcada
Controlador de produtos;
Gps e dgps para paralelismo;
Gravação de dados e rota;
Alarmes de proteção de todo o sistema;
Distribuição de mudas
2 esteiras com reservatório;
Carrinho basculante e injetor;
Leme.
Mais informações: www.servspray.com.br