O Independência S.A., uma das empresas líderes do Brasil no setor de frigoríficos de carne bovina e couro, está investindo R$ 25 milhões em equipamentos e infra-estrutura para produzir couro semi-acabado no curtume da unidade de Nova Andradina (MS).
A unidade industrial terá capacidade de produção de quatro mil peças/dia na primeira fase e será responsável pela geração de 250 novos empregos diretos. O maquinário a ser utilizado é proveniente basicamente da Itália
A previsão é que as obras sejam concluídas e a unidade esteja em funcionamento até setembro de 2008.
“O couro semi-acabado é mais técnico e mais elaborado e agrega mais valor ao produto. Vamos começar com 4 mil peças/dia, mas temos o objetivo de ampliar para 8 mil, trazendo o wet blue das outras unidades. Já produzimos o couro semi-acabado para exportação com a contratação de terceiros e com esse investimento queremos concentrar tudo em Nova Andradina”, afirma o gerente de curtume do Independência Adriano Henrique Resende de Freitas.
O Independência produz também couros curtidos isentos de cromo (Biológico).
“O couro biológico é direcionado a um mercado que está em crescente demanda. No mercado interno é destinado para a indústria de calçados, bolsas, cintos e sapatos, e na exportação, para a indústria automotiva. O couro semi-acabado atenderá, além destes mercados, a indústria de mobílias, tendo como principais compradores a Itália e China”, completa Adriano.
Além do curtume em Nova Andradina (MS), o Independência possui operações de curtimento de couros em Colorado D´Oeste (RO) e Senador Canedo (GO) e processa couro em curtumes terceirizados no Mato Grosso, no Paraná e na Bahia.
Sobre o Independência S/A
O Independência S.A., uma das empresas líderes do Brasil no setor de frigoríficos de carne bovina e couro, com capacidade atual de abate de 9.500 cabeças e produção de 10.000 peles por dia, e uma das maiores operadoras de logística refrigerada do país. A Companhia está presente em 7 estados brasileiros com 10 plantas de abate, 11 de desossa, 3 curtumes, 2 fábricas de charque, 5 módulos de produção de biodiesel, com centros de distribuição em Cajamar, Itupeva e no porto de Santos.
Mais informações: www.independencia.com.br