Neste domingo, dia 15 de junho, 139.240 estudantes tentarão uma das 35.158 vagas para 69 cursos técnicos nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs). Participam desse processo seletivo 140 Etecs, em 140 cidades do estado.
O Vestibulinho é um dos concursos de ingresso mais concorridos e que apresenta um dos mais modernos sistemas de avaliação, segundo a Professora Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza, instituição responsável pelas Etecs.
A FAT – Fundação de Apoio à Tecnologia – é a responsável pela realização do processo seletivo, desde as inscrições até a correção das provas. “A credibilidade de uma escola começa pela porta de entrada. Para gerenciar uma seleção do porte do Vestibulinho é preciso de uma instituição competente e experiente. Para o Paula Souza isso é fundamental”, completa a professora.
Este ano o número de vagas para as escolas Técnicas Estaduais subiu 22,77% em relação ao 2º semestre de 2007. O curso técnico de Logística no período noturno da Etec Cônego José Bento, de Jacareí, é o mais concorrido. São 794 candidatos inscritos para disputar as 40 vagas oferecidas.
Entre as principais novidades do Vestibulinho do 2º semestre de 2008 estão dois novos cursos técnicos: o Agroecologia, na Etec Dr. Dario Pacheco Pedroso (Taquarivaí); e o Turismo Receptivo, nas Etecs Polivalente (Americana), Francisco Garcia (Mococa) e São Roque (São Roque). Pela primeira vez também será oferecida a habilitação em Serviços Judiciários, na Etec Dra. Maria Augusta Saraiva (São Paulo).
O Vestibulinho conta com um sistema de pontuação acrescida que concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a estudantes oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Mais Informações: www.vestibulinhoetec.com.br