Executivos da companhia fazem palestra no Congresso Internacional e no Simpósio da Asbia
O Independência S.A., um dos grandes grupos exportadores de carne bovina in natura do Brasil, estará presente na Feicorte por meio de parceiros para destacar o Projeto Pecuária 360°.
O Independência estará presente nos estandes de diversos parceiros do setor, confirmando sua atuação no sentido de promover a integração da cadeia produtiva da carne bovina. A companhia estará presente no estande da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), onde haverá degustação da linha de carne Nelore Natural, no estande da Alta Genetics, da Beckhauser, da Connan e da Esalq Jr.
Na quarta-feira (18/06), às 14h30 o vice-presidente do Independência, Miguel Graziano Russo participará do Congresso Internacional Feicorte 2008 “A cadeia vista por seus líderes”, com a palestra “O Transformador (Estratégias para a fidelização do produtor. Frigorífico: parceiro do pecuarista?). Ainda na quarta o Independência apóia a realização do 1° Curso de Churrasco para Profissionais, promovido pelo Serviço de Informação da Carne (SIC), no Salão OITI, das 14h às 17h.
Na quinta-feira (19/06), o gerente de Suprimento de Matéria-Prima do Independência, Eduardo Pedroso fará a palestra “Desafios para aumentar a integração produtor e frigorífico face à crescente demanda de carne de qualidade”, n o Simpósio da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) da Palheta ao Prato.
Na sexta-feira (20/06), haverá o Beef Tour Independência, uma ação voltada a colaboradores da companhia que atuam no mercado interno para que conheçam mais o setor produtivo da carne bovina, com uma visita monitorada à feira.
“O objetivo de nossas ações na Feicorte é reforçar a importância de colocar em prática a integração da cadeia pecuária. Por isso participaremos da feira em diversas frentes, reforçando parcerias e colocando frente a frente os envolvidos no processo”, explica a gerente de marketing do Independência, Carolina Porto Paes Barretto.
Pecuária 360°
Pecuária 360° é o nome dado a um projeto encabeçado pelo Independência de integração da cadeia produtiva da carne bovina.
Para isso estão sendo estabelecidos convênios de cooperação técnica com associações de criadores e confinadores e empresas do segmento de nutrição animal e melhoramento genético
Já existem alguns parceiros desse projeto, como a central de inseminação Alta Genetics, que gerou o ‘Programa Pecuária 360º’ cuja meta é estimular o melhoramento genético do gado de corte por meio do teste de progênie na indústria. Os animais são acompanhados desde a inseminação artificial e o nascimento para preservação da paternidade. Ao final do processo, os dados de abate retornarão para a matriz de avaliação genética dos touros de central. Esse projeto multiraças de integração da cadeia produtiva envolve o pecuarista, empresa de suprimentos, frigorífico e instituições financeiras para viabilizar os investimentos, quando necessário.
Com a Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) foi firmada uma parceria por meio da qual o Independência bonifica em 1% a mais no valor da arroba dos animais certificados pelo Programa de Qualidade Assegurada Assocon (PQA) quando o mercado em questão for a União Européia.
Um convênio de cooperação técnica foi estabelecido com a Connan (Companhia Nacional de Nutrição Animal) e a Cipec Agropecuária (Nelore Lambruger), no qual com a autorização dos pecuaristas que nossos fornecedores do frigorífico, a Connan e a Cipec têm acesso ao desempenho de abate do produtor, com dados individuais de classificação de carcaça atrelados ao número do SISBOV – como sexo, maturidade, peso, e acabamento; bem como dados de classificação da qualidade do couro. A partir do diagnóstico, oferecerão soluções em genética e planejamento nutricional para que a qualidade da matéria-prima seja aprimorada e todos os envolvidos tenham ganhos econômicos.
Diante da constatação de que a aplicação de medicamentos e vacinas nos bovinos deixa de ser somente uma medida sanitária e passa a ter importância econômica significativa na pecuária de corte, o Independência e a Merial Saúde Animal lançaram a ação “Vacinar para Agregar”, com palestras ministradas por consultores técnicos da Merial direcionadas a produtores, gerentes e capatazes de fazendas com informações sobre como vacinar os bovinos corretamente e de forma racional.
É o caminho de integração com empresas pecuárias igualmente geridas e certificadas sob conceitos de boas práticas administrativas e governança: da genética bovina ao curral do frigorífico, com planejamento mínimo de uma geração futura (5 anos). A encomenda das características da matéria-prima (gado de abate) será definida a partir do ventre da vaca, quando do planejamento de concepção do bezerro de corte. Esta será a pecuária corporativa, cada vez mais profissional, integrada à indústria. Este é o momento de dar um passo adiante e buscar o amadurecimento comercial, com uma ação integrada entre agricultura, pecuária, indústria, governo e mercado consumidor.
“Os objetivos dessa integração da cadeia produtiva são otimizar a rentabilidade da produção, acessar novos mercados e profissionalizar o relacionamento entre o frigorífico e o pecuarista, que deixa de ser visto como cliente e passa a ser um fornecedor da indústria. Por isso, a expressão 360°, uma volta que retorna ao ponto de origem, mas após a reflexão do giro, com um conceito mais moderno, mais profissional. Por mais estranho que possa parecer, a proposta é exatamente esta: exercitar o raciocínio e visualizar a cadeia produtiva da carne bovina como algo circular, em movimento contínuo, uma verdadeira rosca sem fim”, afirma o gerente de Suprimento de Matéria-Prima do Independência, Eduardo Pedroso.