O Transcana é o primeiro transbordo automotriz do mercado brasileiro e foi desenvolvido pela Servspray, pioneira na fabricação de pulverizadores automotrizes no Brasil e pela Sermag, especialista há 30 anos em implementos para cana. Somente na Austrália existe uma versão automotriz.
Atualmente é utilizado o transbordo de arraste, que depende de um trator ou caminhão. A máquina automotriz proporciona uma melhor dirigibilidade visto que um chassi monobloco (uma única peça) elimina o efeito vagão / carreta (uma máquina com tração puxando uma ou mais carretas sem tração). Por ter um eixo único, as manobras do Transcana são mais fáceis, inclusive as de marcha ré, proporcionando ganhos de produtividade pelo fato de gastar menos tempo com o abastecimento.
Por ser máquina projetada especificamente para a função de transbordo, o motor necessita de menor potência e por isso consome menos combustível (diferentemente do trator ao qual o transbordo de arraste é acoplado).
“O transbordo de arraste faz uso de 12 pneus, o que ocasiona uma perda de 25% da rebrota da cana. Com a máquina automotriz, há o uso de apenas seis pneus, que resulta em menor pisoteio, diminuição da compactação do solo e conservação do vigor da soqueira”, explica o gerente comercial da Servspray Cristiano Barbosa.
As bitolas de 3m fazem com que a máquina consiga andar nas entrelinhas da plantação, evitando o pisoteio no seu carregamento com cana picada.
A capacidade do transbordo automotriz é de 20 toneladas, com 10 toneladas em cada gaiola. Os pneus são de alta flutuação e reduzem a compactação do solo. A máquina é totalmente hidráulica, ou seja, sem nenhuma engrenagem. A cabine é panorâmica, pressurizada, com ar condicionado e som. O transbordo requer um menor consumo de combustível já que o motor é otimizado.
O projeto de desenvolvimento levou dois anos e está sendo testado a campo em diversas plantações de cana no Brasil.
Mais informações: www.servspray.com.br