Releases

INTL FCStone . quarta-feira, 4 de junho de 2014
INTL FCStone eleva estimativa de produção de milho diante de perspectivas favoráveis para a "safrinha"

A revisão de junho da estimativa de safra de milho da INTL FCStone, consultoria de gerenciamento de risco com foco em commodities, trouxe uma produção de pouco mais de 73 milhões de toneladas para o ciclo 2013/14. O volume é superior ao projetado em maio, que era de 71,72 milhões de toneladas.

Na revisão dos números da safra de verão (área e produtividade), houve um leve aumento da produção. No caso da segunda safra, também houve uma pequena correção na área plantada e a produtividade média foi elevada de 4,85 para 4,962 toneladas por hectare.

Com isso também houve um aumento dos estoques finais projetados, que alcançaram 8,39 milhões de toneladas. A relação estoque/uso ficou em 11,4%. As exportações estimadas continuam em 20 milhões de toneladas, pois se espera que os embarques ganhem força no segundo semestre.

Soja: A previsão da safra se mantém, porém a INTL FCStone estima exportações menores
Na revisão da estimativa de safra de junho, a produção brasileira de soja sofreu um pequeno ajuste, sendo estimada em 87,5 milhões de toneladas. No balanço de oferta e demanda as maiores alterações foram feitas na estimativa de exportações, devido à desaceleração antecipada nos embarques e rumores de uma redução na demanda.

Com isso, estima-se um aumento menor em relação ao ano passado. Já o esmagamento pode sofrer uma leve elevação, especialmente incentivada por um possível aumento na demanda pelo óleo de soja, uma vez que o governo brasileiro anunciou recentemente o aumento da porcentagem da mistura obrigatória do biodiesel no diesel. O estoque final deve ser de 3,09 milhões de toneladas, ou 3,6% do uso total do país, ficando em um nível ainda confortável.