Copitu - Comitê Itu 400 anos . segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
COPITU inaugura estátua em homenagem ao Fundador Domingos Fernandes
O COPITU (Conselho de Organização e Planejamento dos Festejos de Comemoração dos 400 anos da Estância Turística de Itu) em parceria com a Prefeitura Municipal promoveu na manhã do último domingo, 31, a inauguração da estátua de Domingos Fernandes, fundador da cidade.
A cerimônia foi realizada na Praça da Independência (Largo do Carmo), próximo a fonte luminosa, e contou com a presença de autoridades ituanas, moradores da cidade e turistas. “A inauguração da estátua paga uma dívida dos ituanos para com o fundador da cidade. Esse monumento vai perpetuar no bronze, em local de destaque, a imagem de Domingos Fernandes”, afirma o Conselheiro do COPITU, Bernardo Jerônimo de Campos.
Domingos Fernandes, e seu genro Cristovão Diniz, foram os responsáveis por erguer, no ano de 1610, uma capela devotada a Nossa Senhora da Candelária, logo após receberam da Coroa Portuguesa, em 1604, a posse das terras da região de Itu. A capela é hoje conhecida como a Igreja do Bom Jesus, e considerada o marco de fundação da cidade.
A estátua do fundador é modelada em argila, fundida em metais e bronze, pesa aproximadamente 220 quilos, tem 2,10 metros de altura e sua base mede 1metro de altura por 1,20 metro de largura. A obra foi produzida pelo escultor Murilo Sá Toledo, de Santana de Parnaíba (SP).
A solenidade contou com a participação da Corporação Musical União dos Artistas, que além de entoar o hino de Itu, o hino nacional e o parabéns à você em homenagem a cidade.