Releases

Servspray . terça-feira, 9 de setembro de 2008
1ª plantadora automotriz de cana picada do mundo apresenta resultados a campo

A Servspray, pioneira na fabricação de pulverizadores automotrizes no Brasil e a Sermag, especialista há 30 anos em implementos para cana, desenvolveram a Tropicana, primeira plantadora automotriz de cana picada do mundo.

A máquina, que apresenta um novo conceito por ser automotriz, foi lançada em 2007 e hoje está em operações nos estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Por possuir um chassi único, a Tropicana é fácil de manobrar e por isso não há efeito vagão, ou seja, a carreta não escorrega, já que a tração está sobre a máquina, garantindo um plantio com melhor acabamento.

Outro aspecto a ser destacado é a qualidade do paralelismo das linhas entre os sulcos que a máquina automotriz obtém, por otimizar o resultado do uso do piloto automático, que é opcional. “A margem de erro entre as linhas da Tropicana é três vezes menor que o erro das plantadoras tracionadas, uma melhora de até 20% do paralelismo, resultando em total aproveitamento e facilitando o trabalho da colheitadeira na colheita futura”, explica o gerente de vendas da Servspray, Cristiano Barbosa.

Por ter um motor especificamente desenvolvido para esse projeto, ela trabalha de maneira otimizada, o que representa uma economia de quase 50% de combustível em relação às plantadeiras tracionadas, além de menos gastos com manutenção.

A Tropicana possui também duas esteiras que garantem uma distribuição mais homogênea, melhor qualidade do plantio, maior integridade das gemas e menor índice de ‘embuchamento’. Por isso, o consumo de mudas ton/ha (toletes) pode ser reduzido em até 20%, a critério de cada usina. “Mesmo com a muda de cana em condição desfavorável, a uniformidade é garantida”, acrescenta Barbosa.

A agricultura de precisão está presente na Tropicana e é de uso fácil, por meio da qual, pode-se controlar a vazão de três produtos (fertilizante, inseticida e cana-de-açúcar) simultaneamente pelo DGPS. O sistema grava todos os dados em um cartão de memória com capacidade para 100 hectares, o que possibilita um melhor acompanhamento e controle da produtividade diária da máquina.

Mais informações: www.servspray.com.br