Releases

GENEX . terça-feira, 21 de maio de 2019
1º Tour Genética Nacional visita criatórios de Nelore CEIP

Grupo esteve em Goiás, na AgroPontieri e Tulipa Agropecuária

 Durante os dias 13, 14 e 15 de maio, a GENEX promoveu em Goiás um tour que levou representantes, clientes e técnicos para conhecerem dois criatórios de genética Nelore CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), fornecedores da sua bateria de corte zebu, a AgroPontieri e a Tulipa Agropecuária.

Em Campinorte, o grupo esteve na Tulipa Agropecuária e foi recebido pelo proprietário Rodrigo Bruner, onde foi possível entender a seleção realizada dentro do programa de melhoramento genético DeltaGen e a intensiva seleção para precocidade sexual desafiando 100% das novilhas entre 10 a 14 meses de idade e obtendo resultados acima de 70% de prenhez. Segundo Juliana Ferragute, gerente de produto corte da GENEX, é importante mostrar à equipe os critérios de seleção e as progênies dos touros contratados. “Os integrantes do tour conheceram a progênie do touro Imediato, que é hoje o nosso melhor touro classificado no Sumário Aliança, além das progênies dos reprodutores Imperio e Taurus, e ainda viram pessoalmente o contratado 2018, Ushuaia”.

“Foi um prazer recebê-los em nossa casa, nos sentimos prestigiados e orgulhosos de poder compartilhar um pouco do nosso trabalho de seleção e melhoramento genético na raça Nelore. Essa relação é de extrema importância, entre a equipe de vendas e a fazenda para que de maneira geral tenham conhecimento não só de um touro ou um indivíduo da bateria da GENEX, mas sim, que conheçam o projeto. Quando vendem sêmen de um touro que representa a marca Tulipa, não são exclusivamente os genes, os gametas daquele touro, mas sim todo um projeto de maneira geral, o que traz maior confiança e credibilidade daquilo que estão oferecendo ao mercado”, comenta Rodrigo Bruner. 

Na AgroPontieri, em Goiatuba, o grupo conheceu  o rebanho que é avaliado pelo Nelore Qualitas e foram recebidos pelos proprietário Guilherme Pontieri. Sistema de seleção extremamente intensivo onde são manejadas 1000 cabeças em 200 hectares de pasto com alta taxa de lotação e onde a pecuária tem que fazer frente a rentabilidade da lavoura. Seleção focada no desafio de precocidade das novilhas, mas também na produção de animais com alto peso de abate aos 20 meses de idade. Os presentes conferiram a qualidade das progênies do touro QLT Nero, líder do sumário do Qualitas e integrante da bateria GENEX.  

Para Guilherme Pontieri está cada vez mais claro para o pecuarista que é preciso buscar o melhor animal para se ter o melhor resultado econômico dentro da sua fazenda. “A genética que se encaixa neste perfil precisa ser oferecida ao mercado com consistência, e nada mais fiel do que conhecer de onde estão vindo os touros que fazem parte da bateria GENEX. Receber o time da central aqui na AgroPontieri nos possibilita passar a limpo se o nosso sistema de produção é realmente produtivo e rentável, podendo assim dar mais conforto e tranquilidade aos nossos clientes.”

Juliana Diniz Magalhães, médica-veterinária e responsável pela pecuária na Fazenda Taboca, em Cristalina (GO), ressaltou que o Tour Genética foi uma experiência agregadora, tanto no conhecimento do trabalho de dois expressivos melhoradores, como na troca de ideias e experiências com outros produtores e técnicos da GENEX. “Para mim, como produtora de bezerros comerciais, foi a oportunidade de observar o que está sendo aplicado na prática da seleção e ampliar minha visão sobre como chegar em um produto final de qualidade e valor agregado. Agradeço à Genex pela oportunidade e parabenizo pela organização”.

Para o médico-veterinário e representante GENEX, Luigi Carrer, são esses eventos que fazem a diferença entre as empresas e é por isso que a GENEX está no patamar que está. ”Nós conhecemos sistemas de produção diferentes, a criação dos touros CEIP que estão na nossa bateria e suas progênies. Isso é muito bom, porque a partir dessas visitas nós aumentamos a segurança de indicar esses reprodutores para os nossos clientes. e tenho certeza que foi muito interessante para todo o grupo”.