Releases

Santos Offshore . sexta-feira, 11 de abril de 2014
7ª Santos Offshore cresce 20% em relação a sua última edição

Mais de 18 mil visitantes estiveram presentes na feira durante os quatro dias de evento e mais de R$ 114 milhões podem ser movimentados durante o ano, fruto de negociações realizadas nas rodadas de negócios promovidas na feira.

São Paulo, abril de 2014 – A Santos Offshore, o maior encontro de negócios da Bacia de Santos, encerrou hoje sua 7ª edição com um crescimento de 20% em seus números em relação a edição passada, realizada em 2012. A feira, este ano, teve início no dia 08 de abril e atraiu um público de 18.618 compradores ao Mendes Convention Center, em Santos (SP), onde é realizada. Somente nas rodadas de negócios promovidas pela FIESP/CIESP, SEBRAE-SP e ONIP foram gerados expectativa de R$ 114, 5 milhões em negociações.

Para a direção da feira, a qualidade do público presente no evento foi um dos grandes diferenciais desta edição. Segundo Igor Tavares, Diretor de Energia da Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa que, ao lado do IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, é realizadora do evento, o nível técnico dos visitantes elevou a qualidade da feira e surpreendeu as empresas participantes. “Atraímos para o evento 180 marcas expositoras, entre elas, grande âncoras do mercado, como a Petrobras e a Saipem. A evolução do evento tem sido constante e nossas expectativas para edição de 2016 são enormes. Mais de 40% das empresas expositoras já renovaram seus espaços para a próxima edição. Isso mostra, sem dúvida, o tamanho do sucesso que foi a Santos Offshore 2014”, conclui Tavares.

Para Alfredo Renault, superintendente da ONIP - Organização Nacional da Indústria do Petróleo, responsável pela metodologia das Rodadas de Negócios realizadas pelo SEBRAE-SP de Santos, nos dias 09 e 10, o grande destaque desta edição foi o fato das empresas participantes das rodadas de negócios terem apresentado, para as companhias âncoras, soluções realmente atrativas e que supriam a necessidade das grandes empresas do setor. “A avaliação que as empresas âncoras fizeram em relação às empresas que foram apresentar seus produtos e serviços foi excelente. Mais de 90% avaliaram como sendo ótimas ou boas as soluções expostas. Isso faz com que o número de negócios que se concretize a partir das expectativas geradas na Rodada sejam grandes”, completa Renault.

Gerente do SEBRAE-SP de Santos, Paulo Sergio Brito Franzosi, acredita que estes dados são frutos do trabalho que vem sendo realizado junto às empresas fornecedoras da cadeia de petróleo e gás do estado de São Paulo. “Este mercado é, de certa forma, novo para São Paulo, ao contrário da Bahia e Rio de Janeiro, e hoje podemos afirmar que as empresas paulistas deste setor estão mais maduras. Elas vieram para a rodada de negócios mais preparadas, com mais informações sobre o mercado, sobre as âncoras e sobre as necessidades que as empresas contratantes possuem”, explica Fransozi.

Outro grande destaque da edição de 2014 da Santos Offshore foram as conferências organizadas pelo IBP, que atrairam um grande público. Com o objetivo de fomentar debates de grandes temas do setor e as Conferencias foram divididas em três grades centrais: Executiva, Técnica e Comercial. Segundo Ana Guedes, Gerente de Eventos da instituição, o número de pessoas que procuraram as palestras superou as expectativas. “Haviam pessoas em pé em todas as palestras apresentadas, para o IBP foi uma experiência muito boa ter participado deste evento. Ficamos muito satisfeitos”, conclui Guedes.

De toda a grade apresentada, a palestra do Gerente Geral da Petrobras para a Bacia de Santos, Oswaldo Kawakami, realizada na quarta-feira, dia 09, foi a mais disputada. Outra apresentação que contou com a presença de enorme público, incluindo um grande número de estudantes, foi proferida pelo diretor de engenharia da Saipem do Brasil, Alexandre Mitchell, que teve como tema “Engenharia Submarina no Pré-Sal”.

EXPOSITORES TÊM SUAS EXPECTATIVAS SUPERADAS

“Já tínhamos tido a experiência como visitante na Santos Offshore, mas essa foi a primeira vez que estivemos como expositor e está valendo muito à pena. Notamos um fluxo muito positivo de profissionais da área técnica de engenharia, consumidores em potencial. O networking foi excelente e trocamos muitos contatos. Acredito que 80% dos visitantes do nosso estande são clientes em potencial. Nossa expectativa é de que a partir da próxima semana já venham os primeiros orçamentos. Vemos a forte possibilidade de negócios a médio e longo prazo. De forma ímpar, foi a oportunidade de divulgação da nossa marca e mostrar nosso trabalho no ramo de grades de pisos e degraus. Ocasião propícia para mostrarmos nossos diferenciais como  a customização e personalização de cada projeto, reforçando o institucional. Com estes resultados, já pretendemos participar da próxima edição da feira”
FIBRAÇO - Robson Grubisici, Engenharia Comercial

“Com apenas cinco anos de existência estamos nos consolidando no mercado na área de usinagem de base e campo, manutenção industrial, portuária e naval, além de caldeiraria e projetos especiais. E é a primeira vez que estamos numa feira desse porte como a Santos Offshore e concluímos nossa participação de forma extremamente satisfatória. Conseguimos contatos muito bons e o reflexo será o agendamento de visitas que posteriormente culminarão em orçamentos. O nível, tanto de expositores, visitantes e organização está elevado. Tudo que é pensado e bem planejado tem um resultado positivo. Acredito que dentro de 45 a 90 dias nós poderemos começar a colher bons frutos do evento.”
USINAGEM SÃO PAULO - Anderson Palacio, Diretor de Operações

“Fizemos um trabalho anterior a Santos Offshore e convidamos nossos parceiros e clientes para que viessem ao evento e deu um resultado muito positivo. O nosso estande é voltado para o aquecimento elétrico e industrial e esteve bem movimentado, com alta rotatividade de pessoas, mas com um público muito bem direcionado. Fizemos bons contatos com representantes da Petrobras e isso é satisfatório. É a segunda vez que expomos em Santos e nosso estande, dessa vez, se destacou e tem tudo para crescer ainda mais nas próximas edições, acredito. A expectativa foi superada, tanto que já saímos do evento com alguns pedidos fechados, já que a oportunidade de negócios foi muito ampla. Gostamos muito e pretendemos voltar, com certeza”
TECHNOHEAT – Raphael Yukio, Gestor Comercial

Fotos disponíveis em http://www.flickr.com/photos/santosoffshore

Santos Offshore
A Santos Offshore é realizada é pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e pelo IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo Gás e Biocombustíveis e passou a fazer parte da rota dos principais eventos internacionais e da agenda de empresários e grandes compradores internacionais do setor. A Santos Offshore faz parte do núcleo de Energia da Reed Exhibitions em todo o mundo, que compõem eventos como o World Future Energy Summit (Abu Dhabi – Emirados Árabes), Brasil Offshore (Macaé – Rio de Janeiro) e SPE Offshore Europe (Aberdeen – Escócia). 

 

Informações para a imprensa:
Attuale Comunicação – tel. (11) 4022-6824
Mariele Previdi – mariele@attualecomunicacao.com.br
Rodrigo Tomba – rodrigo@attualecomunicacao.com.br

Gerência de Comunicação - Reed Exhibitions Alcantara Machado
Antonio Alves - (11) 3060-5019 - antonio.alves@reedalcantara.com.br
Monise Hernandez - (11) 3060-4947 - monise.hernandez@reedalcantara.com.br

Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado
Criada em 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint-venture entre a maior promotora de feiras do mundo, a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997, e a maior da América Latina, a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e líder no mercado latino americano. Com eventos nos setores mais ativos da economia, no biênio 2010-2011 a empresa realizou somente Brasil mais de 56 grandes Feiras de Negócios e Consumo, ocupando assim o 1º lugar em quantidade de eventos, volume de visitantes e compradores, e metragem total de expositores, dentre as empresas associadas à UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feira).

Sobre a Reed Exhibitions
A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do planeta, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 35 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 35 escritórios próprios que empregam mais de 2.500 funcionários.
A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group, uma companhia listada entre as TOP 100 da Bolsa de Valores de Londres, e que apresentou em 2010 um total de £6,071Bi e resultados ajustados de £1,706 Bi. O Grupo Reed Elsevier é líder na geração de soluções de informação profissional nos setores Científico, Médico, Legal, Análise de Riscos, de Negócios em Geral.

Para mais informações:
www.reedalcantara.com.br