Releases

Agrishow . domingo, 20 de outubro de 2013
Chuvas prejudicam a colheita de tomate

Chuvas serão ainda mais intensas nas áreas produtoras de hortifruti nos próximos 15 dias

  • Vani Boza / Agencia RBS

    Previsão indica que a segunda quinzena de outubro deverá ser ainda mais chuvosa, tanto em números de dias com chuva, quanto em volumes registrados

Regiões produtoras de hortifruti, no Sul, Sudeste, Centro-oeste e na Bahia, sofreram com tempo nublado e chuvoso na última sexta, dia 18. Trabalhos de campo, como a colheita do tomate, foram paralisados. A persistência de uma frente fria, associada a áreas de instabilidade, fez com que esses locais recebessem cerca de 40% de toda chuva esperada para o mês de outubro.

Na semana anterior, por outro lado, a precipitação foi localizada e não atrapalhou o andamento da colheita do tomate industrial, em Goiás, e nem do tomate de mesa, em São Paulo e Minas Gerais. Além disso, o tempo mais firme possibilitou a realização dos tratos culturais, como a pulverizações de defensivos.

Se não bastassem as chuvas já registradas, a previsão indica que a segunda quinzena de outubro deverá ser ainda mais chuvosa, tanto em números de dias com chuva, quanto em volumes registrados. Em algumas regiões, há previsão de valores superiores a 100 milímetros para os próximos 15 dias. Dessa forma, os trabalhos de colheita terão que ser interrompidos, bem como qualquer outra atividade de campo, o que pode resultar em perdas na qualidade dos frutos e até mesmo em reduções nos índices de produtividade.

O excesso de dias chuvosos e temperaturas mais amenas, são ainda condições favoráveis para uma maior proliferação de doenças, como a requeima do tomate e da batata. A notícia ruim é que esse tempo mais úmido deverá se prolongar até o inicio de novembro, quando novamente ocorrerá um tempo mais seco.

Fonte: Canal Rural