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Biogénesis-Bagó . sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
Com mais de R$ 40 milhões em investimentos, Biogénesis Bagó está entre as três empresas que mais crescem no mercado veterinário brasileiro

A multinacional Argentina presta contas dos três anos de um trabalho que mudou a cara do mercado veterinário brasileiro, com serviços e profissionais envolvidos com a extensão rural e com o objetivo de ajudar a pecuária brasileira a produzir cada vez mais e melhor

A Biogénesis Bagó, uma das empresas líderes na América Latina na produção de soluções para a saúde animal, chega ao final de 2020 com uma marca histórica de crescimento no mercado veterinário. O resultado é fruto de um planejamento focado nas relações entre os profissionais da empresa e os seus clientes revendedores e pecuaristas no oferecimento de produtos de qualidade e serviços focados na extensão rural e no suporte para que o produtor brasileiro possa produzir cada vez mais e melhor.

Desde 2018, a Biogénesis Bagó investiu mais de 40 milhões em investimentos na operação no Brasil. “Lançamos um projeto inédito para revendas agropecuárias do país e queríamos crescer mais que o mercado, chegando ao Top 10 da saúde animal brasileira até 2020. Conseguimos! Crescemos em uma média progressiva de mais de 40% ao ano e atingimos a 8ª posição no Ranking SINDAN, que engloba as maiores empresas veterinárias do mercado brasileiro”, comemora o Country Manager da Biogénesis Bago no Brasil, Marcelo Bulman, que lidera o processo de expansão da companhia no País.

“Esse trabalho de três anos é o reflexo do comprometimento que temos com nossos clientes e que envolve todos os setores da empresa. Há um esforço diário do nosso time de mais de 130 colaboradores, em Curitiba (PR) e distribuídos pelo Brasil para manter um padrão de excelência nos atendimentos, de segurança e de qualidade aos nossos clientes. Os prêmios e os reconhecimentos que estamos recebendo são importantes, mas a conquista da confiança com os parceiros é o que mais nos importa. Somos responsáveis por ajudar o produtor a produzir cada vez mais e melhor para consequentemente termos um Brasil cada vez maior e melhor”, completa Marcelo Bulman.

Um exército azul e branco espalhado por todo o Brasil com um objetivo claro: implementar o maior e mais inovador programa de varejo do segmento de saúde animal do país, focado na capacitação com preparo técnico e criação de um modelo moderno e eficiente de atendimento nas revendas e cooperativas agropecuárias. Uma 'virada de página' na história do segmento e principalmente na história da empresa no Brasil. “Convidamos nosso time para pintar o Brasil de Azul”, relembra o Gerente Nacional de Vendas, Paulo Bondan. “Saímos da atuação em 512 para mais de 2.800 munícipios atendidos, com a ativação de mais de 500 novos PDV´s (Pontos de Venda) totalizando em 2020 mais de 30.000 visitas realizadas”, completa Bondan.

O Projeto ‘Na Estrada’ liderou uma série de ferramentas trazidas pela Biogénesis Bagó nesses três anos. O contato sempre direto com revendas e cooperativas, envolvendo balconistas, gerentes, proprietários, médicos veterinários, zootecnistas e principalmente pecuaristas, numa profunda interação e troca de experiências. Foram mais de 8.000 balconistas capacitados e mais de 6.000 peões e capatazes treinados sobre técnicas de utilização racional de produtos e práticas de bem-estar animal. No âmbito da extensão rural, a Biogénesis Bagó realizou mais de 15.000 ações focadas em ajudar a produção pecuária.

Todos esses números expressivos se traduziram na conquista de diversos prêmios e no reconhecimentos ao trabalho da empresa nesses três anos. Já em 2018 a Biogénesis Bagó foi campeã do troféu Agroleite, conquistou o selo Great Place To work em razão do excelente ambiente de trabalho, posicionando-se no ranking das 20 melhores empresas do agronegócio para se trabalhar no Brasil. Conquistou pela terceira vez o prêmio Animal Pharm como melhor empresa de saúde animal na América Latina, além da conquista do primeiro Troféu Touro de Ouro. Em 2019 a empresa repetiu a façanha conquistando mais um Touro de Ouro, além de ser reconhecida com o Projeto Na Estrada como melhor ação de marketing do mercado veterinário pelo Top Rural.  Em 2020, a Biogénesis Bagó iniciou o ano conquistando o prêmio Top Brands Quality, na categoria “Proximidade com o Cliente” por meio dos vários programas e projetos de relacionamento com os clientes. Além disso, a empresa fecha o ano com uma leva de reconhecimentos. A conquista de mais dois troféus Touro de Ouro, e dois Prêmios Top rural, além do prêmio mais importante do varejo brasileiro que foi o Troféu POPAI 2020 com o Projeto ‘Na Estrada’, concorrendo com empresas gigantes do varejo brasileiro.

Para Carlos Godoy, Gerente de Marketing da Biogénesis Bagó no Brasil, todas essas conquistas e reconhecimentos são frutos de um trabalho de credibilidade com o mercado. “Respeitamos as pessoas envolvidas em todos os elos da cadeia. Trabalhamos com profissionalismo e dedicação, gerando confiança sobre os nossos serviços e produtos. Implementamos um novo modelo de fazer negócios através de projetos e programas que envolvem todas as partes do business”, salienta Godoy.

Contribuíram para essas conquistas os programas de fidelização de clientes como o “Prova Canal” voltado para as revendas agropecuárias, o “Prova Fazendeiro” que atende pecuaristas, o Reproduz+ para veterinários com foco em reprodução, o projeto “Na Estrada” que focou nos balconistas de revendas e cooperativas e o movimento Fronteiras Produtivas que dialoga com todos os elos da cadeia pecuária.

Em um forte processo de integração entre as áreas de saúde e nutrição animal, a Biogénesis Bagó vem colhendo resultados na parceria técnico comercial com a multinacional canadense Lallemand e desenha novos investimentos na consolidação dessa parceria em 2021.

Banco de antígenos USDA

Conhecida pela alta performance de suas vacinas no Brasil, em especial contra a febre aftosa com a “Aftogen Óleo”, a Biogénesis Bagó vem cada vez mais ocupando lugar de grande destaque no cenário mundial. Um dessas conquistas foi ter sido selecionada para firmar o contrato o USDA-APHIS (United States Department of Agriculture - Animal and Plant Health Inspection Service) como fornecedor do Banco de Antígenos e Vacinas contra o vírus da Febre Aftosa para os próximos 17 anos (2020 – 2037).

Criado recentemente pelo governo dos Estados Unidos, este novo Banco faz parte do programa da lei de promoção agrícola, aprovada em 2018, que visa prevenir possíveis focos da doença naquele país. Embora os Estados Unidos já façam parte do Banco de Antígenos e Vacinas contra a Febre Aftosa da América do Norte (NAFMDVB - North America Foot And Mouth Disease Vaccine Bank), o qual integra juntamente com o México e Canadá, o governo americano considerou necessário reforçar ainda mais sua soberania sanitária através de um banco próprio. Neste contexto, a Biogénesis Bagó que já é fornecedora oficial do imunógeno para o NAFMDVB desde 2008, passa também a fornecer Antígenos e Vacinas para o Banco dos EUA.

Segundo Fabricio Bortolanza, Gerente de Assuntos Regulatórios da Biogénesis Bagó, esse importante marco é resultado do constante investimento em Pesquisa & Desenvolvimento, o que permite com que a Biogénesis Bagó siga desenvolvendo processos biotecnológicos sob os mais altos padrões de qualidade, conquistando cada vez mais os mercados mundiais.

“O know-how tecnológico e científico somado à capacidade produtiva comprovada de atenção a emergências sanitárias credenciam a Biogénesis Bagó como um dos laboratórios candidatos para abrigar o Banco de Antígenos e Vacinas junto ao Governo Brasileiro, assegurando a evolução do status sanitário e contribuindo para o desenvolvimento do país”, ressalta Fabricio.

Para 2021, a Biogénesis Bagó segue o ritmo de crescer, integrar e avançar no mercado, na mesma direção das diretrizes globais da companhia, que vem ampliando sua participação em vários países da América Latina, América Central, Ásia e África. “O mercado brasileiro pode aguardar uma Biogénesis Bagó ainda mais experiente e mais integrada para continuar trazendo muitas novidades em produtos e serviços para os clientes do Brasil”, finaliza Bulman.