Releases

Future Print . quinta-feira, 11 de julho de 2019
FuturePrint tem programação intensa em fóruns e debates

Mais completa feira de impressão para serigrafia, sign e têxtil traz discussões pertinentes aos segmentos até o próximo sábado, dia 13 de julho

 Quatro dias de conteúdo intenso, com palestrantes renomados, abordando temas sobre comunicação visual, sublimação, impressão digital têxtil e gestão. Essa é a programação dos Fóruns FuturePrint e Future Têxtil promovidos na 29ª FuturePrint, a mais completa feira de tecnologias de impressão para os mercados de serigrafia, sign e têxtil, que segue até o próximo sábado, 13 de julho, no Expo Center Norte.

Os eventos pretendem reunir profissionais reconhecidos em seus nichos de atuação, que compartilharão suas experiências, know how de mercado e estratégias de sucesso, além de promover uma atualização quanto as tendências do mercado.

Temas como a comunicação visual, sublimação, impressão digital têxtil e gestão empresarial serão apesentados e debatidos no Fórum FuturePrint. O espaço, que possui programação diária, na quinta e sexta-feira, a partir das 14h e no sábado a partir das 10h, conta com a presença de profissionais do mercado, que trazem para o espaço experiências do setor.

Fórum FurutePrint

O tema “Como se diferenciar com a Sublimação e ser altamente competitivo”, foi um dos assuntos abordados durante o primeiro dia do evento, pelo gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da Global Química & Moda, Felipe Simeoni. Em sua apresentação ele abordou como os processos bem estruturados podem fazer diferença para o negócio e de que forma se diferenciar em um mercado tão igual.

“O grande recado que eu busquei passar em minha apresentação é que o foco e o olhar do empresário devem ser direcionados ao cliente, ou seja, mais para seu consumidor do que para o processo. Para isso, é importante desenvolvermos alguns projetos de incentivo. Procuramos oferecer algumas ideias de negócio e indicar mercados para atuação, com máquinas que tenham uma diversidade grande”, destaca o palestrante.

Ingressando no setor de sublimação, o engenheiro Alberto César Sampaio, que veio de Salvador (BA) para visitar a feira, acompanhou o primeiro dia do Fórum para buscar mais informações e conhecimentos para o seu novo negócio. “As palestras foram bem interessantes. Algumas bem direcionadas para a área que pretendo atuar, o que me ajudou a avaliar o meu nível de entendimento sobre o setor”, destaca ele.

Para Luciana Barbosa, que pretende ingressar no ramo, a palestra foi muito produtiva, principalmente, para tirar dúvidas. “A apresentação foi bastante positiva, pois promoveu uma troca de informações, que me ajudaram a entender mais sobre a sublimação. Comecei minha visita ao evento pela palestra e, com as informações coletadas, vou seguir em busca de estandes que atendam as minhas expectativas”, afirma ela.

Fórum Future Têxtil

Outro espaço que está sendo palco de discussões e debates é o Fórum Future Têxtil, um ciclo de palestras 100% gratuitas abordando quatro importantes macro temas: Design de Estampas voltado para a Produção, Tendências e Tecnologias para a Indústria Têxtil, Estamparia Digital e Diversificação de Negócios no têxtil.

Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa do Inspiramais, apresentou no primeiro dia do evento uma palestra sobre as tendências em estampas com inspirações para 2020 em meio a uma plateia repleta e ávida por informações.  “Acredito que a maior parte das pessoas não entende o quanto a estamparia é importante atualmente para a moda. Ela é fundamental porque serve, por exemplo, na reutilização das matérias estocadas, criando uma nova matéria a partir daquilo que eu já tenho. Para o confeccionista é um ganho sensacional. E para o consumidor, ele não quer mais uma camiseta, ele quer ‘a’ camiseta, e esse peça terá que ser criada no momento, quase que instantaneamente, porque é assim que a gente está vivendo. A estamparia, com toda essa tecnologia que estou vendo nos estandes aqui na feira, favorece isso”.

A empreendedora Bruna Pereira Felix, de 24 anos, lançou há um ano a sua marca de camisetas em São Paulo e diz que as palestras têm agregado muito conhecimento.Estou gostando muito e vim para cá no intuito de tentar entender como se comporta o mercado. Essa é a primeira vez que venho à feira e na palestra consegui ver quais são as tendências do mercado e que realmente o ser humano está preocupado com o meio ambiente, entre outras questões. Vim em busca de novas ideias, novidades do setor, por isso pretendo vir ao evento até sábado, pois tem me agregado muito conhecimento. O que mais me surpreendeu, no entanto, foi o maquinário, não imaginava que tinha tanta tecnologia num único setor”, detalhou.

“Acho incrível esse tipo de consultoria, na verdade, porque temos acesso a diversos tipos de informações. Para quem trabalha diretamente com a moda, isso é muito importante porque auxilia no processo de desenvolvimento do produto. Estou na feira em busca de ideias com relação ao desenvolvimento de produtos, desde as palestras sobre tendências de moda, até cartela de cores, além do conhecimento geral da parte gráfica, silk e estamparia. O evento em si é muito bem organizado, uma feira bacana, com muita informação”, ressalta Kenetchiller Menicucci, de 26 anos, há 6 anos na Industrial Têxtil, de Itaquaquecetuba (SP).  

Mesa-redonda debaterá “Sustentabilidade na Indústria Têxtil”

Amanhã, 11 de julho, a sustentabilidade na indústria têxtil será tema de uma mesa-redonda, que contará com a presença de executivos da C&A, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) e será promovida no segundo dia da FuturePrint, a partir das 16h20.

A mesa-redonda integra o painel que será dedicado a discutir a Indústria do Futuro com a digitalização do mercado têxtil, a evolução tecnológica dos equipamentos e a chamada “Confecção 4.0”. Com início às 14h, o fórum tem como foco empresários e profissionais de criação, desenvolvimento, produção e mercado da indústria têxtil de moda e vestuário, decoração, brindes e comunicação visual.

Participarão do debate a gerente do Programa ABVTEX, Angela Bozzon  que falará sobre as ações desenvolvidas pelo programa em conjunto com redes varejistas para a implantação das melhores práticas de compliance entre seus fornecedores e subcontratados, o gerente de Responsabilidade Social da C&A, Rodrigo Gonçalves Lasalvia que integra o Programa ABVTEX, para falar sobre um dos pilares deste programa dentro da rede: o monitoramento da rede de fornecedores, com foco na sustentabilidade e a superintendente do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário da ABNT, Maria Adelina Pereira, que tratará das regulamentações e normas voltadas para a cadeia têxtil e do vestuário.