Releases

Independência S/A . quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Independência apresenta Programa Pecuária 360° no Interconf, em Goiânia (GO)

O Independência S.A., uma das grandes indústrias de carne bovina in natura participa da Conferência Internacional de Confinadores – Interconf, que se realiza de 15 a 18 de setembro, em Goiânia (GO) e apresenta o Pecuária 360°, nome dado ao programa de integração da cadeia produtiva desde a seleção genética, em parceria com a Alta Genetics, até a distribuição da carne com o label sabor de respeito.

A palestra de apresentação do programa “A pecuária sob uma nova perspectiva” será feita pelo gerente de Suprimento de Matéria-Prima, Eduardo Pedroso, no dia 17 de setembro (quarta-feira), às 9h. Para mostrar ao setor produtivo as demandas dos consumidores, o Independência leva ao Interconf clientes como Mikael Olsson, representante da marca sueca de carne Flodins, e o Andrea Lighezzolo, grande comprador de couro da Itália.

O Programa 360° está sendo organizado a partir das informações coletadas pelo Serviço de Atendimento ao Pecuarista (SAP) e seus programas de classificação de carcaça e couro, que bonificam o pecuarista pelo desempenho. Com eles, o Independência tem estruturado um importante banco de dados sobre a pecuária nacional, sua produtividade e qualidade. Esses indicadores coletados na indústria, se analisados de volta no campo, podem aprimorar a qualidade da matéria-prima oferecida e que se tornará produto de qualidade para o consumidor.

“Partindo do princípio de que a indústria é o gargalo de demandas que vêm tanto dos produtores quanto do consumidor, a parceria Pecuária 360º toma a iniciativa inédita de organizar a cadeia produtiva da qual o Independência é o liquidante real, concreto e instalado com uma demanda anual de 3,6 milhões de cabeças/ano com a capacidade diária de abate de 12 mil cabeças que deve ser atingida até o final de 2008”, explica Eduardo Pedroso.

O Programa Pecuária 360o está didaticamente dividido em duas fases. A primeira é o planejamento com o produtor a partir do retorno das informações da indústria para o campo, o que possibilita análises feitas sob medida para cada caso. Relatórios do desempenho de abate das propriedades mostram aos pecuaristas a importância da gestão empresarial. A segunda etapa é o envolvimento com o consumidor, que consiste em levar a informação do campo para a gôndola. “Se a qualidade vem do campo, temos que contar a historia da carne, ou seja, garantir a procedência do produto ao consumidor: garantir a origem e o processo de nossas atividades assegurando que elas têm sabor de respeito”, afirma a gerente de marketing do Independência, Carolina Barretto.

Os objetivos dessa integração da cadeia produtiva são otimizar a rentabilidade da produção, acessar novos mercados e profissionalizar o relacionamento entre o frigorífico e o pecuarista.

“Por isso, a expressão 360°. Um giro que retorna ao ponto de origem, que após a reflexão deste movimento, tem-se um conceito mais moderno, mais profissional. A proposta é exercitar o raciocínio e visualizar a cadeia produtiva da carne bovina como algo circular, em movimento contínuo, uma verdadeira rosca sem fim”, afirma Eduardo Pedroso.

Interconf – Conferência Internacional de Confinadores

Data: 16, 17 e 18 de setembro

Local: Oliveira’s Place – Goiânia (GO)

Palestra do Independência: 17 de setembro

Horário: 9h