Releases

Congresso SAE BRASIL 2019 . quarta-feira, 4 de setembro de 2019
Lideranças e profissionais debatem a sustentabilidade na mobilidade no segundo dia do Congresso Internacional SAE BRASIL

Evento ocorre simultaneamente à 22ª FENATRAN, entre os dias 14 e 18 de outubro, no São Paulo Expo

 Lideranças e profissionais do setor se reúnem na 28ª edição do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2019 para debater conectividade, sustentabilidade e ecossistema no segundo dia de programação dos “Painéis Temáticos”. O evento ocorre simultaneamente à FENATRAN – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, e abordará como tema central “Veículos e Vias Inteligentes - O Caminho para a Mobilidade Sustentável”.

Painel Caminhões e Ônibus

O painel “Caminhões e Ônibus” abrirá o segundo dia (16 de outubro) de debates no Congresso para tratar de sustentabilidade e conectividade no transporte de cargas e passageiros, trazendo novas tecnologias para um setor mais eficiente.

O debate ocorrerá em duas partes: às 9h e às 11h. No primeiro momento serão discutidas novas tecnologias eficientes e aplicáveis ao mercado nacional, com gestão de frotas, serviços e novos modelos de negócios destinados a veículos autônomos. Na segunda parte o debate será sobre as alternativas energéticas sustentáveis, tanto do ponto de vista ambiental quanto das oportunidades de desenvolvimento de novos negócios.

“Os temas serão tratados por engenheiros renomados, que atuam na indústria automotiva no Brasil e no mundo, com a participação também de usuários e frotistas do transporte de cargas e passageiros. Dessa forma, queremos contribuir para melhorar o desenvolvimento dos veículos com base no ponto de vista e na necessidade de cada setor. São alternativas e modelos de negócios que nos darão um panorama sobre o futuro da mobilidade”, explica o chairperson do Comitê Caminhões e Ônibus, Anibal Machado.

Participam da primeira parte do debate Håkan Schildt, vice-presidente de Soluções Autônomas da Scania, abordando “Implicações da tecnologia autônoma no transporte: mais do que apenas veículos autônomos"; Renato Ferreira Jr, gerente sênior de Compras da Mercedes-Benz do Brasil, sobre “Integrando serviços aos produtos: alternativa ou sobrevivência?"; e Sergio Kramer, diretor de Negócios e Veículos Comerciais da EATON, com "A expansão das funções da transmissão no powertrain". O encontro será mediado por Renato Machado Florence, gerente de Engenharia, Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo.

Já o segundo momento contará com a presença de Alexandre Sakai, chefe automotivo da Siemens, que fará a palestra “e-Highway"; Erasmo Carlos Battistella, presidente da BSBIOS Energia Renovável, que falará sobre "Bio Combustíveis para o Brasil (Biodiesel vs. HVO)"; Jesper Wiklander, vice-presidente de R&D da Scania, com o tema "Combustível alternativo: de combustível a gás, veículos híbridos, até eletrificação"; e Urubatan Helou Jr., diretor Operacional da Braspress, que abordará "Sustentabilidade na visão do usuário (frotista)". A mediação será realizada pelo vice-presidente de Mobilidade das Américas da Voith, Rogério Pires.

Painel Ferroviário

O painel “Ferroviário” também está na programação do segundo dia do Congresso e ocorrerá a partir das 14h.

“O objetivo principal é atualizar os participantes sobre as boas práticas e ações que vêm sendo promovidas pelo modal ferroviário e que têm como foco contribuir para questões de sustentabilidade”, explica o chairperson do Comitê Ferroviário, Mario Coura. “Serão três palestras bastante dinâmicas, com ampla interatividade com o público”, completa.

Todo o conteúdo será aplicado pelo gerente geral de Engenharia e Centro de Controle da VL!, João Silva Junior, que falará sobre “Sustentabilidade e o valor compartilhado nas ferrovias”; pelo chefe de Inovação da Marcopolo, Petras Amaral, que abordará “Conceitos aero móvel e as vantagens do sistema de vias elevadas”; bem como pelo gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Greenbrier Maxion, Rodrigo Cordeiro, que traz a discussão sobre “Projetos de vagões de carga para aumento de eficiência energética”.

Painel Engenheiros-Chefe

Fechando a programação do segundo dia de evento, a partir das 16h, o Painel Âncora “Engenheiros-Chefe” promoverá o debate sobre “Ecossistema da Mobilidade – Cenário Nacional x Internacional”.

“Uma revolução no ecossistema da mobilidade está em curso em ritmo acelerado, impulsionada por ciclos de inovação tecnológica cada vez mais frequentes e pelas demandas múltiplas e exigentes por parte dos consumidores. Inteligência artificial, 5G, data analytics, deep learning, customer experience, comando de voz, IoT, dentre outros, são jargões cada vez mais comuns no ‘dicionário’ da indústria automotiva. Dominar, integrar e aplicar estes conceitos da forma mais correta tornou-se condição essencial para qualquer player, de qualquer modal, que aspira sucesso na arena da mobilidade ao longo dos próximos anos. O objetivo deste painel é apresentar um panorama sobre o estágio atual de desenvolvimento / oferta de soluções de mobilidade e tecnologias que as suportam, e debater os aspectos favoráveis e ofensores da implementação plena deste ecossistema no Brasil”, salienta o chairperson do Comitê Eventos Especiais, Ricardo Bacellar.   

Participam do encontro Alexandre Machado, engenheiro chefe de Programa da Ford; Claudio Ikeda, diretor de Análise de Dados e Inovação Digital da Vivo; Flavio Lima, vice-presidente de Qualidade e Cliente da Renault; João Duarte, gerente de Design e Engenheiro de Aplicação da Volvo; Leslie Josephine-Tally, gerente de Projetos BtoT da Engie; e Roberto Picchi Jr., gerente geral da Visteon South America. O debate será mediado pelo diretor de Planejamento da HPE Automotores do Brasil, Reinaldo Muratori.

Confira a programação do Congresso:

  • Dia 15/10 (a partir das 11h) - Transformação Digital, Educação de Engenharia, Painel Presidentes (Painel Âncora).
  • Dia 16/10 (a partir das 9h) – Caminhões e Ônibus, Ferroviário, Engenheiros-chefe (Painel Âncora).
  • Dia 17 de outubro (a partir das 9h) – Operações Industriais Conectadas, Motorsport, Veículos Elétricos e Híbridos, Painel Internacional (Âncora).

Sobre a SAE BRASIL

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos, executivos, acadêmicos e estudantes de engenharia unidos pela missão de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade nos modais: automotivo, aeroespacial, ferroviário e naval.

A SAE BRASIL é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo, que teve início em 1991 quando executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade face ao processo de globalização, tiveram a iniciativa de criar no país uma afiliada da SAE International.

Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de seis mil associados e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

SERVIÇO

28º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade

Datas:

14 a 18 de outubro de 2019 – Mostra Tecnológica

15 a 17 de outubro de 2019 – Congresso SAE BRASIL

Local: São Paulo Expo

Inscrições e informações: http://portal.saebrasil.org.br/eventos/congresso