Releases

Lely . quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
Produtor de leite relata aumento de produtividade e economia com medicamentos após adquirir ordenha robotizada

Dados do sistema de gestão permitem melhorar a produção, a qualidade do leite e a seleção do rebanho

 No interior do Paraná, estado que ocupa posição de destaque no ranking brasileiro de produção de leite, está a propriedade da família Rickli. Com um plantel de 53 vacas sendo ordenhadas pelo robô Lely Astronaut A5 há seis meses, já é possível identificar avanços em produtividade, economia em medicamentos e qualidade de vida para todos.

O robô foi adquirido em agosto de 2018 e a adaptabilidade dos animais surpreendeu a família. “Achamos que seria mais difícil, mas as vacas se acostumaram muito rápido. Elas vão à hora que querem, escolhem se vão para o robô, se vão comer ou descansar e vimos que, assim, de duas ordenhas por dia, elas passaram a ir mais de três vezes e as de alta produção chegaram a quase cinco”, detalha o produtor Emerson Rickli.

Com mais ordenhas, a quantidade de leite aumentou 22% e algumas vacas chegaram a picos de 30 e 40 litros por dia. “Esse crescimento se deu apenas trocando a ordenha convencional pela robotizada, sem outras ações”, complementa Emerson.

Segundo o filho do produtor, Anderson Rickli os dados gerados diariamente pelo sistema de gestão do robô, trouxeram embasamento para a tomada de decisões estratégicas. “Conseguimos, por exemplo, identificar as vacas que estavam produzindo pouco, que o rebanho estava com o DEL alto e a maioria das vacas vazias. Coisas que não sabíamos pela dificuldade de registrar dados e de perceber o cio. Com ajuda do robô conseguimos melhorar o rebanho dia a dia, colocar a reprodução em dia, pois o robô indica o melhor momento para fazer a inseminação, aumentando assim a taxa de concepção”.

Para a família, que trabalha junto na propriedade, o fato do robô operar praticamente sozinho, traz comodidade e tranquilidade para todos. “Saber que as vacas vão sozinhas ao robô, sem stress, e que estamos aproveitando o potencial de cada uma com o que há de melhor de tecnologia nos traz segurança e ainda oferece bem-estar aos nossos animais”, detalha Anderson.