Releases

Yes . quinta-feira, 1 de outubro de 2020
Webinar da Yes debate relevância da saúde intestinal na produção animal

Circuito de webinars Yes 4.0 reúne profissionais do setor para levar informação aos produtores da América Latina

A saúde intestinal é um dos fatores mais importantes dentro da produção animal, já que é por meio do intestino que toda a absorção dos nutrientes ocorre. O tema foi abordado durante o primeiro seminário on-line realizado pela Yes, empresa que desenvolve soluções biotecnológicas para uma nutrição animal eficaz, segura e sustentável, na terça-feira, 29 de setembro, ao vivo em seu canal do YouTube.

O Circuito Virtual Yes 4.0, direcionado para o público latino-americano, contou com a participação do médico-veterinário e diretor Técnico da Yes, Carlos Ronchi, do consultor agroindustrial do setor de proteína animal, Fabrício Delgado, e mediação da médica-veterinária e gerente Técnica Comercial LATAM da Yes, Mariel Tavares.

Para Ronchi, manter a saúde intestinal passa pelo entendimento do Conceito ‘BACANO’ (sigla em espanhol), que engloba desde a fisionomia interna do animal até as características contidas nas fezes. “Podemos perceber como está a saúde da ave ao analisar os dejetos na cama, pois uma boa digestão não apresenta restos de alimentos nas fezes. Do mesmo modo que o ceco deve ter uma cor esverdeada, o escurecimento do ceco é resultado da proliferação de bactérias patogênicas, produção de gases e está totalmente comprometido em sua função principal, que é a absorção de água”, explicou.

O médico-veterinário salientou a importância das boas bactérias que têm a função de combater as patogênicas. As boas bactérias como os lactobacilos, as bifidobactérias, eubactérias e fusobactérias são ácidas e vivem no meio ácido do trato gastrointestinal, se alimentam e produzem ácidos. Já as bactérias patogênicas se proliferam na parte alcalina do trato gastrointestinal, principalmente o ceco.

O corpo tem 97% de boas bactérias, que combatem as bactérias patogênicas do ceco. Por isso, a proliferação das boas bactérias não pode ser interrompida no processo de produção. A diminuição das bactérias benéficas acarreta no desequilíbrio da microbiota, provocando um aumento de bactérias patogênicas, o que resulta em animais enfermos.

“Por isso, a importância dos prebióticos para a eficiência produtiva. Os B-glucanos, por exemplo, fazem um trabalho imunomodulador que diminui a mortalidade do plantel. O MOS auxilia no equilíbrio da microbiota intestinal, aglutinando as bactérias patogênicas gram-negativas; o GOS melhora o ganho de peso estimulando as bifidobactérias na produção de ácido butírico e, o FOS melhora a conversão alimentar preservando o epitélio intestinal”, detalhou Ronchi.

A importância da sustentabilidade para o negócio

Para o consultor agroindustrial do setor de proteína animal, Fabrício Delgado, quem está ditando a demanda de mercado é o consumidor, que a cada dia se torna mais exigente em termos de qualidade, sanidade e bem-estar animal. Por isso, o setor se unificou e apresenta uma cadeia unida, seja na produção de alimentos, genética, criação e processamento primário.

O especialista alertou que a sustentabilidade deve estar presente em toda a produção. “Ela não acontece apenas no cenário econômico, mas também ambiental, nutricional e em todo o conjunto de fatores que envolvem a produção”. Para Delgado, existe sim a possibilidade de ter uma sustentabilidade completa, de oferecer um alimento de melhor qualidade, tendo menos perdas durante a cadeia de produção e também menos custos.

Para ter um negócio rentável, Delgado salientou alguns pontos, como: conhecer cada etapa da cadeia e focar na união do trabalho, ter conhecimento pleno dos animais e seus desafios, assim como encontrar alternativas que aumentem o custo e beneficio da produção. “Sempre focado nos aspectos técnicos, sociais, éticos e sustentáveis”, finalizou.

O conteúdo completo pode ser acessado em:

https://www.youtube.com/watch?v=ZJAD0fJspr8